México registra manifestação da 'geração Z' diante de palácio presidencial
A Cidade do México se tornou palco de protestos neste sábado, 15, quando jovens da chamada “geração Z” se reuniram em grande número perto do Palácio Nacional. O movimento, originado depois do assassinato do prefeito de Uruapan, Carlos Meza, pressionou as barreiras de segurança do local e provocou enfrentamentos com a polícia.
Durante o protesto, manifestantes avançaram depois de derrubar parte das estruturas instaladas. Entre os participantes, grupos com bandeiras inspiradas no anime “One Piece” lideraram parte do ato, numa referência a movimentos que já impulsionaram mudanças políticas em países como Nepal e Madagascar.
Resposta das autoridades e contexto nacional no México
As autoridades do México reforçaram a presença policial e aumentaram as barreiras desde as primeiras horas deste sábado, em resposta à mobilização. Manifestações semelhantes ocorreram em várias outras cidades mexicanas.
Na sexta-feira 14, a presidenta do México, Claudia Sheinbaum, declarou em entrevista coletiva que “muitos não têm nada a ver com a geração Z, nada a ver, e isso é mais um impulso promovido, inclusive do estrangeiro, contra o governo”.

Nenhum comentário:
Postar um comentário