09/11/2025

COP30: BATORÉ E MARMOTTA SÃO HUMILHADOS POR JANJA

Janja senta em lugar de mais destaque que Motta e Alcolumbre

Durante a Cúpula de Líderes da COP30, realizada em Belém (PA), a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, teve posição de destaque nas cerimônias oficiais — sentada ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e à frente de autoridades como os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB); do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP); e do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin.

A disposição das autoridades chamou a atenção pelo simbolismo: enquanto a primeira-dama dividia a mesa principal com o chefe de Estado brasileiro e o auxiliava durante os discursos, as maiores autoridades do Congresso e do Judiciário foram deslocadas para a segunda fila.

O expediente se repetiu nos dois dias em que Lula marcou presença na Cúpula. Na primeira fila, ao lado do casal presidencial, estavam líderes internacionais como o secretário-geral da ONU, António Guterres, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, além de outros chefes de Estado e representantes do Banco Mundial.

Mesmo em sessões temáticas, nas quais foram discutidos assuntos de diferentes ministérios do governo, Janja esteve ao lado de Lula. No fórum sobre o Fundo de Florestas Tropicais para Sempre, por exemplo, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi posicionada na segunda fileira. Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, também teve de sentar na segunda fila na sessão sobre transição energética.

pleno.news

Nenhum comentário: