Presidente da Colômbia, Petro sugere “tirar Trump” do poder
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, gerou polêmica nesta segunda-feira (20) ao sugerir a retirada do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, do poder, durante entrevista à emissora Univision. A declaração ocorre em meio à operação militar realizada pelo país norte-americano contra o tráfico de drogas no Mar do Caribe.
– A humanidade tem uma primeira saída, que é mudar Trump. Há diferentes maneiras. A maneira mais fácil pode ser através do próprio Trump. Se não, tirar Trump – declarou o chefe de Estado colombiano.
A fala despertou críticas da oposição dentro da própria Colômbia e também de lideranças políticas nos EUA. O deputado norte-americano Carlos Giménez, por exemplo, afirmou que as ameaças de Petro representam um “perigo muito sério” ao seu país.
– O narcoterrorista-chefe da Colômbia, Gustavo Petro, está completamente desequilibrado. Ele continua a lançar ameaças ao presidente Trump e representa um perigo muito sério para a segurança da nossa nação – escreveu no X.
Após a repercussão negativa, o presidente usou a rede social para negar ter feito ameaças aos EUA e defender que sua fala foi mal interpretada.
– Eu não ameacei Trump; apenas disse que Trump deveria mudar sua postura, deixando de defender políticas mortíferas em todo o mundo, como o genocídio na Palestina, e adotando políticas que privem vidas. Se essa mudança não acontecer, o próprio povo americano mudará Trump, porque não podemos cometer suicídio – argumentou.
No último domingo (19), o chefe da Casa Branca anunciou o fim da ajuda com subsídios à Colômbia e chamou Petro de “líder do tráfico de drogas”, prática que, de acordo com ele, se tornou “o maior negócio” do país latino.
– O presidente colombiano Gustavo Petro é um líder do tráfico de drogas que incentiva fortemente a produção em massa de drogas, em campos grandes e pequenos, por toda a Colômbia. Tornou-se, de longe, o maior negócio da Colômbia, e Petro não faz nada para impedi-lo, apesar dos pagamentos e subsídios em larga escala dos EUA, que nada mais são do que um roubo a longo prazo da América – escreveu, na Truth Social.
O líder colombiano, por sua vez, acusou nesta terça-feira (21) o norte-americano de planejar um golpe de Estado na Colômbia.
– O presidente Trump não gosta de estar fora de controle, e aqui devo informar meu povo e o mundo, porque ele me fez fugir do controle, porque ele quer um golpe de Estado contra mim e porque o senador Bernie Moreno quer violência contra a Colômbia – assinalou.
pleno.news
Nenhum comentário:
Postar um comentário