23/10/2025

PARA O GOVERNO PETISTA DO PIAUÍ NEGRO É LADRÃO DE CELULAR

Governo petista faz campanha que mostra negros roubando homem branco

Uma campanha publicitária do governo do Piauí tem sido alvo de críticas depois de exibir o momento em que dois jovens negros furtam o celular de um homem branco em um vídeo divulgado para promover o programa Meu Celular de Volta.

A peça, produzida pela Secretaria de Segurança Pública do Estado nordestino, buscava destacar ações para recuperação de aparelhos roubados e furtados. O vídeo foi publicado nas redes sociais do governador Rafael Fonteles (PT) no último dia 12, mas acabou sendo removido depois de repercussão negativa.

No vídeo, um homem branco usa fones de ouvido e tem o celular furtado por dois jovens negros, que fogem em seguida. Policiais os capturam e devolvem o aparelho.

A Secretaria de Comunicação (Secom) do Piauí declarou que a peça “não tem qualquer conotação racista” e explicou que os atores negros são influenciadores digitais locais conhecidos por realizar conteúdos semelhantes.

Repercussão negativa e argumentos do governo petista

Mesmo depois da retirada da peça, o governador do Piauí, Rafael Fonteles voltou a defender o programa Meu Celular de Volta. O petista afirmou que trabalha para “garantir que a população viva mais tranquila e sem medo”.

Ele destacou ainda que o projeto já recuperou milhares de aparelhos e citou o sistema B.O. Fácil, que permite registrar ocorrências on-line. O senador Ciro Nogueira (PP-PI) criticou a campanha, chamando-a de “preconceituosa” e “desastrosa”, por associar pessoas negras à criminalidade.

A Secom do Piauí afirmou que o vídeo se inspirou no filme Ai Que Vida, de Cícero Filho, com elenco original e influenciadores locais, e que o objetivo era mostrar avanços na segurança pública “de forma leve”. A secretaria repudiou acusações de racismo.

Segundo o governo piauiense, o número de roubos de celulares no Estado caiu 51% em três anos. Mais de 13 mil aparelhos foram recuperados desde o início do programa.

revistaoeste

Nenhum comentário: