Israel cobra Hamas por 24 corpos de reféns ainda não entregues
Israel recebeu, nesta segunda-feira (13), os corpos de quatro reféns entregues pelo grupo Hamas na Faixa de Gaza. As vítimas foram repassadas ao Exército israelense pela Cruz Vermelha. O governo de Israel acusou o Hamas de descumprir o acordo de cessar-fogo ao não devolver todos os corpos prometidos.
Os caixões com os restos mortais de Guy Illouz, Yossi Sharabi, Bipin Joshi e Daniel Perez chegaram a Tel Aviv sob escolta policial. Eles foram levados ao Instituto Forense Abu Kabir, onde passarão por identificação.
Segundo o Exército israelense (IDF), os corpos foram recebidos durante a noite, e uma breve cerimônia militar foi realizada na fronteira antes da transferência. Os caixões estavam cobertos com bandeiras de Israel, e soldados prestaram homenagens.
Apesar da entrega, outros 24 corpos de reféns continuam em poder do Hamas. Autoridades israelenses afirmam que o grupo não cumpriu o prazo de 72 horas previsto no acordo, que exigia a devolução de todos os cativos, vivos ou mortos, após a retirada das tropas israelenses de Gaza.
O ministro da Defesa, Israel Katz, afirmou que o atraso é “uma violação do acordo”.
– A missão urgente agora é garantir o retorno de todos os reféns mortos – escreveu ele em sua conta no X.
O porta-voz da IDF, general Effie Defrin, reforçou que Israel exige o cumprimento integral do compromisso firmado. Segundo a imprensa local, o Hamas alegou ter “limitações no campo” e necessidade de mais tempo para localizar os demais corpos.
Entre as vítimas devolvidas, está Bipin Joshi, estudante nepalês cuja morte ainda não havia sido confirmada por Israel. Daniel Perez, de 22 anos, servia como comandante de pelotão e foi morto em combate no dia 7 de outubro de 2023. Sharabi e Illouz foram sequestrados durante os ataques do Hamas contra civis israelenses.

Nenhum comentário:
Postar um comentário