George Soros doou R$ 800 mil para filme que ataca evangélicos
A rede internacional criada pelo bilionário George Soros, Open Society Foundations, destinou 150 mil dólares (R$ 802 mil, no câmbio atual), em 2024, para financiar o documentário Apocalipse nos Trópicos, filme que demoniza os evangélicos. A doação foi utilizada para apoiar a etapa final da obra e para ajuda em sua distribuição.
O filantropo húngaro-estadunidense já custeou estudos do ex-deputado federal Jean Willys, pautas que incentivam a liberação de drogas, do Movimento Viva Rio, e diversos projetos de cunho progressista no Brasil, encharcados de valores e conceitos de esquerda.
O filme foi dirigido por Petra Costa, ganhou projeção em festivais internacionais e consta no catálogo da Netflix desde julho deste ano. Por meio da plataforma, a obra que distorce a fé evangélica está disponível para todo o mundo.
O filme se debruça sobre o crescimento da religião evangélica no Brasil, traçando um paralelo com a eleição de Jair Bolsonaro, em 2018. Nesse contexto, Petra Costa expõe o pastor Silas Malafaia como pilar da conjunção igreja e política como mola propulsora da direita ao mais alto posto do Executivo brasileiro.
O documentário transmite a clara mensagem de que a fé foi cooptada para manipular politicamente a população, principalmente na pandemia e nas eleições de 2022, e impõe a narrativa de que esses fiéis representam uma ameaça à democracia, lançando sobre o grupo religioso o estigma do radicalismo.
O projeto audiovisual obteve apoio de diferentes empresas com viés cultural e organizações, como o Instituto Peri, que recebeu o apoio financeiro da Open Society para Apocalipse nos Trópicos. A organização foi fundada no mesmo ano em que recebeu a doação, em 2024, e se propõe a ser um braço da produtora Peri Productions, mas sem fins lucrativos, apenas com a finalidade de se envolver com “histórias que possuem o potencial de mover grandes públicos”, de acordo com proposta da instituição, segundo a página da empresa.
A produtora do documentário que ataca os evangélicos atua como uma rede que articula política e ideologicamente a disseminação das ideias de esquerda em todo o mundo.
pleno.news
Nenhum comentário:
Postar um comentário