25/10/2025

DEPOIS DE SER SANCIONADO PELOS EUA, PRESIDENTE DA COLÔMBIA GUSTAVO 'COCA' PETRO, SE MANIFESTA

Petro se manifesta, depois de ser sancionado pelos EUA

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, se manifestou pelas redes sociais sobre as sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos. Mais cedo, o Departamento do Tesouro norte-americano anunciou a medida contra o colombiano e pessoas próximas, como sua mulher, seu filho mais velho e um aliado político de longa data.

As sanções utilizam a Ordem Executiva 14.059, que mira estrangeiros ligados ao tráfico internacional de drogas.

A Colômbia segue como principal produtora e exportadora mundial de cocaína, substância frequentemente adquirida por cartéis mexicanos e posteriormente levada para os EUA pela fronteira sul.

“De fato, a ameaça de Bernie Moreno se cumpriu, e eu, meus filhos e minha mulher entramos na lista do OFAC”, disse Petro, em publicação no X, nesta sexta-feira, 24. “Meu advogado de defesa será Dany Kovalik, dos EUA.”

“Lutar contra o narcotráfico durante décadas e com eficácia me traz esta medida do governo da sociedade que tanto ajudamos para deter seus consumos de cocaína”, continuou o presidente da Colômbia. “Toda uma contradição, mas nem um passo atrás e jamais de joelhos.”

EUA acusam Gustavo Petro de favorecer organizações de narcotráfico

Apesar de comparações recentes de Petro entre o consumo da droga e o de uísque, a cocaína permanece uma ameaça significativa ao território norte-americano.

Gustavo Petro, eleito presidente colombiano em 2022 e ex-integrante de grupo guerrilheiro, é acusado de favorecer organizações de narcotráfico sob seu plano de “paz total” e outras políticas que resultaram em recordes históricos de cultivo de coca e produção de cocaína.

revistaoeste

Nenhum comentário: