30/10/2025

DE QUAL 'DESMATAMENTO' ESTE CIDADÃO ESTÁ FALANDO?

Macron elogia Lula por “frear” desmatamento no Brasil

O presidente da França, Emmanuel Macron, elogiou, nesta quarta-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por “frear” o desmatamento no país e criticou a gestão ambiental do governo de Jair Bolsonaro (PL).

– Saúdo o compromisso do presidente Lula, que freou o que o governo anterior estava fazendo – afirmou Macron em um painel sobre os dez anos da cúpula do clima realizada na capital francesa, dentro do Fórum da Paz de Paris, e a poucos dias da COP30, que será realizada de 10 a 21 de novembro em Belém.

Macron disse que “o coração da batalha” em favor do clima está não só “na política de reflorestamento, mas na conservação das florestas originais e dos manguezais”.

– Temos três quartos da biodiversidade mundial nessas florestas primárias – declarou o presidente francês, que advertiu que destruí-las significaria “retroceder vários degraus” na mudança climática por serem os pulmões vegetais do planeta, como é o caso da Amazônia.

Macron também apontou a necessidade de conjugar “o desenvolvimento econômico e a luta contra as desigualdades” nos planos nacionais para frear o aquecimento global e fez uma certa autocrítica.

– Dizemos aos países em desenvolvimento “vocês não devem iniciar explorações de gás porque não é bom para o planeta”. E esses países respondem “curioso, porque vocês [os europeus] abrem centrais de carvão [altamente poluentes] já que não dispõem do gás russo e vêm nos dar uma lição” – disse.

Para resolver essa questão, o presidente francês defendeu “uma estratégia global” na qual se conjugue a captação de recursos “públicos e privados”.

Macron mostrou-se otimista sobre o lançamento de uma coalizão contra emissões de metano, gás produzido pelo gado bovino em grande quantidade e que contribui para o efeito estufa.

– É uma coalizão na qual podemos inclusive recuperar os Estados Unidos – comentou.

EFE

Nenhum comentário: