03/09/2025

NAS MÃOS DO STJD MUDANÇA NOS REBAIXADOS DA SÉRIE C

Julgamento no STJD pode mudar zona de rebaixamento na Série C

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) marcou para sexta-feira (5), às 10h, o julgamento de um pedido de anulação da partida entre Anápolis e Guarani, disputada no dia 21 de julho, pela 13ª rodada da Série C. O resultado pode mudar a configuração dos classificados à segunda da competição, bem como a lista dos quatro rebaixados.

O julgamento vai analisar a denúncia do Guarani, que apontou erro de direito da arbitragem. Segundo o clube paulista, o Anápolis atuou por um período com 12 jogadores em campo. A partida foi vencida pelo time denunciado pelo placar de 2 a 0.

A denúncia se baseia no artigo 259, parágrafo 1º, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê a possibilidade de anulação de uma partida quando comprovado erro de direito relevante a ponto de interferir no resultado.

Possíveis mudanças na tabela

Se acatado o pedido do Guarani e uma nova partida fosse realizada, a decisão poderia mudar a tabela da competição, tanto na zona de classificação à segunda fase como na lista dos rebaixados à Série D do ano que vem.

Na zona de rebaixamento, por exemplo, quem poderia se beneficiar era o CSA, desde que o Anápolis não voltasse a vencer em uma possível remarcação da partida contra o Guarani. Assim o time alagoano escaparia da queda.

Se tivesse vencido os últimos dois jogos da competição, o ABC poderia ter sido o beneficiado em caso de decisão contra o Anápolis.

Já o Guarani, classificado na 7ª posição, em caso de vitória em um novo jogo, poderia subir na tabela e alterar os grupos do quadrangular final.

Nenhum comentário: