Crivella é condenado por recolher HQ com beijo gay na Bienal
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro condenou nesta quinta-feira (25) o deputado federal e ex-prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) a pagar R$ 100 mil por ato discriminatório. A decisão unânime está ligada à tentativa de recolher uma HQ da Marvel que mostrava um beijo entre dois personagens na Bienal do Livro de 2019.
A ação foi movida por entidades de defesa dos direitos LGBT+ em conjunto com o Ministério Público do Rio. A Justiça determinou que o valor seja destinado a políticas públicas contra discriminação no estado.
Em primeira instância, o pedido de indenização havia sido negado, mas os desembargadores entenderam que houve tratamento desigual a manifestações de afeto entre pessoas do mesmo sexo, violando a Constituição.
Segundo o assessor do deputado, Daniel Pereira, a defesa vai recorrer da decisão. O montante deve ter correção monetária e juros de 1% ao mês desde 2019.
Na época, Crivella publicou um vídeo dizendo que a prefeitura estava “protegendo os menores” ao tentar barrar a venda do título Vingadores: A cruzada das crianças. A Bienal não acatou a ordem.
A HQ, publicada no Brasil em 2016, faz parte da coleção de luxo da Marvel e mostra o casal Wiccano e Hulkling, membros dos Jovens Vingadores, que aparecem se beijando em uma das edições.
pleno.news
Nenhum comentário:
Postar um comentário