22/08/2025

PRA CIMA ABC: SE '1 TOSTÃO' VENCER ESSA 'GUERRA' ELE SUPERA O DÓLAR E O EURO!

Tostão tem a missão de resgatar o futebol do ABC e se livrar da queda

Guindado ao cargo de treinador do ABC em mais uma situação de emergência, Jonydei Tostão pretende usar a experiência acumulada nos anos de casa para cumprir duas missões que o clube ainda não conseguiu na Série C: conquistar seis pontos consecutivos e, como consequência, alcançar a primeira — e única — vitória como mandante no Brasileirão de 2025.

Diante das dificuldades para escalar uma equipe competitiva contra o Retrô, neste domingo (24), na Arena Pernambuco, em meio a rescisões e principalmente a baixas por lesão, o técnico interino aposta em uma fórmula simples para manter o ABC vivo na luta contra o rebaixamento até a última rodada.

“O que procurei fazer nos treinos foi resgatar jogadores que não vinham atuando, mas que já tiveram boas apresentações em outros momentos. Trabalhamos também para corrigir as falhas defensivas, já que temos sofrido muitos gols. A ideia é ser sólido atrás e, com a bola, ser agressivo para fazer um bom jogo ofensivamente”, explicou.

Para Tostão, o segredo é “resetar” o passado e focar apenas no objetivo imediato. Integrante da comissão técnica permanente do clube, ele reconhece não ter explicações para tantas decepções na temporada, mas testemunha que não faltaram dedicação e profissionalismo dos três treinadores que o antecederam em 2025.

“Os treinadores que passaram deram o máximo, se dedicaram bastante. Não faltou profissionalismo, nem esforço. Os resultados não vieram por uma série de fatores do futebol. O que passei para os atletas foi: esquecer o passado e focar nessas duas decisões que temos pela frente”, destacou.

Sem apontar erros de seus antecessores, Tostão pretende imprimir sua própria visão de jogo nos últimos compromissos da equipe:

“Vou colocar um pouco do que entendo de futebol, da minha ideia de jogo, dentro das condições que tenho no elenco, que conheço bem. Quero corrigir as deficiências, tornar a equipe sólida defensivamente e bastante agressiva quando tiver a posse de bola”.

Ciente das limitações ofensivas do grupo e sem recursos ou tempo para contratar reforços, Tostão recorreu à base para tentar corrigir a falha. Convocou o jovem Kauã Gabriel, artilheiro do time sub-20 no Estadual, para integrar o elenco profissional nesta reta final da Série C. Com cinco gols em três partidas, o atacante de 19 anos chamou a atenção do treinador.

Revelado no Potiguar de Mossoró, onde foi artilheiro do Estadual Sub-17 com 12 gols em oito jogos e marcou mais quatro no Sub-20, Kauã chegou a passar por testes no Atlético-MG. De volta ao Potiguar, estreou como profissional justamente contra o ABC e, em seguida, transferiu-se para o Santa Cruz de Natal. Lá, voltou a se destacar na base com 10 gols no Estadual Sub-17 e ganhou chances na equipe principal, disputando a Série D.

O desempenho o levou a um empréstimo ao Cruzeiro-MG, mas ele retornou ao Santa Cruz antes do fim do contrato. Atualmente, está cedido ao ABC para a disputa do Estadual Sub-20, onde novamente vem sendo protagonista.

TN

Nenhum comentário: