05/08/2025

E AGORA, HUGO 'MAR'-MOTTA, TU VAI OU FICA?

URGENTE: Vice da Câmara promete pautar anistia se Hugo Motta sair do país

O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Altineu Côrtes (PL-RJ), declarou nesta terça-feira, 5 de agosto, que colocará em votação o projeto de lei que concede anistia aos condenados pelos atos do 8 de Janeiro tão logo assuma a presidência da Casa — o que deve ocorrer em alguma viagem internacional do atual presidente, Hugo Motta.

Segundo Côrtes, a decisão já foi comunicada ao presidente da Câmara, e a medida será uma de suas primeiras ações assim que tiver a prerrogativa de comandar os trabalhos legislativos.

“Como vice da Câmara e do Congresso, sempre atuei com equilíbrio e diálogo. Tenho respeito pelo presidente Motta, mas já informei a ele que, assim que eu assumir a presidência interinamente, pautarei o projeto de anistia”, declarou a jornalistas em Brasília.

O projeto em questão está paralisado desde 2024, e visa beneficiar cidadãos que foram condenados por envolvimento nos protestos e invasões ocorridas no dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Embora o texto não inclua o ex-presidente Jair Bolsonaro — atualmente inelegível até 2030 — a oposição espera que sua aprovação abra caminho para restaurar seus direitos políticos, permitindo que dispute as eleições futuras.

Veja:

Nenhum comentário: