04/08/2025

BELÍSSIMA LEITURA: DEPUTADO PETISTA TROCA PAULO FREIRE POR MARCINHO VP

Deputado do PT aparece em foto com livro de Marcinho VP

O deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) apareceu em uma foto nas redes sociais no último final de semana segurando o livro A Cor da Lei, escrito por Marcinho VP, ex-líder da facção criminosa Comando Vermelho (CV) que está preso há quase 30 anos. A imagem foi publicada neste fim de semana por um perfil do próprio Marcinho no Instagram, mas que é administrado por terceiros.

A foto foi feita em Paraty, no Rio de Janeiro, nas proximidades da 23ª Feira Literária Internacional de Paraty (Flip). No local onde a imagem foi feita, houve uma “roda de conversa” no último sábado (2) organizada pela Kotter Editorial, que lançou o livro, e pela Academia Brasileira de Letras do Cárcere, a ABL Cárcere.

Em resposta à repercussão da imagem, Renato Freitas afirmou não conhecer Marcinho VP e negou ter participado de qualquer evento promovido em torno do livro. O parlamentar disse que apenas atendeu a um pedido de foto, como fez com diversas outras pessoas durante sua passagem pela cidade fluminense.

– Pinçarem, diante de tantos acontecimentos, uma foto injustificada tão somente para obter uma ligação minha com o Comando Vermelho, [tem como objetivo] manchar minha imagem e vincular ela à criminalidade, por eu ser uma pessoa preta e pobre, em uma discriminação evidente – disse.

O livro A Cor da Lei, lançado em julho no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, é o quarto título de Marcinho VP, e retrata a história fictícia de Eduardo, personagem que tenta se reintegrar à sociedade apesar do estigma familiar.

Nenhum comentário: