12/07/2025

LULA E SEU FOGO DE 'MUNTURO'

Jornalista da CNN: Lula enfrenta EUA sem armas para vencer

A jornalista e comentarista de economia Thais Herédia, da CNN Brasil, avaliou que o Brasil entrou em um conflito com os Estados Unidos “sem armas o suficiente para brigar, escudos suficientes para proteger a economia e sem condições para vencer”.

Na análise, a comunicadora observa que o nosso país é uma “potência menor, com pouca capacidade de projetar poder ou retaliar”. Também frisa a dependência do Brasil para com os dois lados do mundo, liderados por EUA e China.

– Lula nunca escondeu sua preferência pela China, pelas autocracias do Sul Global e antiamericanas. Mas é preocupante pensar que ele imagina que o Brasil é capaz de enfrentar uma guerra comercial com os Estados Unidos em defesa da democracia e soberania – avaliou.

Herédia observou que a China se preparou para o retorno do presidente estadunidense, Donald Trump, ao poder e conseguiu causar um recuo por parte dos EUA na guerra tarifária, adquirindo, porém, prejuízos para seu crescimento, que terão reflexo no mundo todo.

No caso do Brasil, contudo, ela pondera que os custos de bancar essa briga podem chegar a “níveis perigosos”, sendo um problema exclusivamente “nosso”.

– O que se impõe hoje é a paciência estratégica e a inteligência diplomática para enfrentar agressões como essa de Trump. Até agora, não há sinal de trégua ou recuo. Ao contrário. Vai ficando impossível encontrar uma resposta razoável para a dúvida mais elementar: quem vai mediar esse conflito? – indagou.

pleno.news

Nenhum comentário: