A farra do Gilmarpalooza
O Senado vai bancar a viagem de seis senadores a Lisboa para participar do Fórum Jurídico, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), entidade da qual Gilmar Mendes é sócio. A informação é do Estadão.
Os senadores Irajá (PSD-TO), Eduardo Gomes (PL-TO), Daniela Ribeiro (PP-PB), Márcio Bittar (União-AC), Angelo Coronel (PSD-BA) e Laércio Oliveira (PP-SE) informaram à Mesa Diretora do Senado que participarão do evento com ônus à Casa. Assim, eles terão direito ao reembolso das despesas. As notas podem ser apresentadas em até 90 dias.
Para se ausentar do país, parlamentares precisam comunicar as Mesas da Câmara e do Senado. A saída pode ocorrer em missão oficial, representando a Casa, ou como participação pessoal em eventos. Além da opção por missão oficial, os parlamentares podem escolher se desejam ou não que os custos da viagem sejam pagos pelo Legislativo.
Eduardo Gomes e Daniela Ribeiro comunicaram à Mesa Diretora, segundo o Estadão, que participarão de outro evento em Lisboa.
O Fórum confirmou, no entanto, a presença dos senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), chegou a ser anunciado como palestrante, mas desistiu da viagem.
A Câmara, por sua vez, ainda não divulgou a lista dos deputados que pediram autorização para participar do Fórum Jurídico de Lisboa. No entanto, doze deputados estão confirmados como palestrantes no evento, entre os quais o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
O line up do Gilmarpalooza
O evento contará com a presença de cinco ministros do Supremo Tribunal Federal (STF): Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, André Mendonça e Flávio Dino.
Também estão confirmados para o Gilmarpalooza quatro ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ): Luís Felipe Salomão, Rogério Schietti, Antônio Saldanha e Benedito Gonçalves. A lista inclui ainda o procurador-geral da República, Paulo Gonet, o desembargador federal Marcus Abraham e os desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Humberto Dalla e Denise Nicoll.
Entre os políticos, foram confirmados até momento sete governadores: Cláudio Castro (RJ), Tarcísio de Freitas (SP), Mauro Mendes (MT), Helder Barbalho (PA), Ronaldo Caiado (GO), Eduardo Leite (RS) e Rafael Fonteles (PI).
Além das exposições de magistrados, o Gilmarpalooza inclui programações paralelas. Entre elas, o lançamento de um livro do jurista português Vitalino Canas, presidente do Fórum de Integração Brasil-Europa (Fibe). A obra tem prefácio do ministro Salomão e será apresentada por Gilmar Mendes, um dos organizadores do evento por meio do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).
O Antagonista
Nenhum comentário:
Postar um comentário