Governo Milei anuncia acordo para que argentinos entrem nos EUA sem visto
O governo de Javier Milei anunciou nesta segunda-feira (28) que a Argentina deu entrada no processo de isenção de visto a seus cidadãos para entrada nos EUA, chamado de Visa Waiver Program.
O presidente argentino recebeu a secretária de Segurança Nacional dos EUA, Kristi Noem, na Casa Rosada. Ele tem se aproximado, por afinidade ideológica, ao governo de Donald Trump, desde o retorno do republicano ao poder — ao mesmo tempo, países não governados por aliados de Trump, como o Brasil, têm enfrentado ameaça de taxação de produtos no mercado americano.
Taxas de 50% para a entrada de produtos brasileiros nos EUA foram anunciadas no último dia 9 de julho e devem começar a valer já na sexta-feira (1º).
"O gabinete do presidente informa que a República Argentina iniciou o processo de incorporação no Visa Waiver Program, que, ao terminar com êxito, permitirá que milhões de argentinos possam viajar aos EUA para turismo ou negócios sem necessidade de visto, posicionando a Argentina em um seleto grupo com este privilégio", diz um comunicado oficial.
Atualmente, 42 países participam do Visa Waiver Program (VWP). Na América Latina, apenas cidadãos do Chile são isentos da necessidade de visto para entrada nos EUA.
Conversas para a entrada no Brasil no programa foram iniciadas em 2011, pelos governos de Dilma Rousseff e Barack Obama, sem avanço posterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário