03/05/2025

TUDO PRONTO PARA A ESCOLHA DO NOVO PAPA

Capela Sistina está pronta para escolha do novo Papa

O Vaticano concluiu os preparativos finais para o conclave que elegerá o sucessor do Papa Francisco, falecido em 21 de abril aos 88 anos. A cerimônia está marcada para começar em 7 de maio, na Capela Sistina, com a participação de 133 cardeais eleitores. Nos últimos dias, operários instalaram a tradicional chaminé no telhado da Capela Sistina, por onde será emitida a fumaça preta ou branca que sinaliza, respectivamente, a ausência ou a eleição de um novo pontífice.

A estrutura foi conectada a duas estufas internas, uma das quais utiliza compostos químicos para garantir a clareza da cor da fumaça. Além disso, foi montado um piso elevado para nivelar o chão da capela e facilitar o deslocamento dos cardeais, especialmente os de idade avançada, além de uma rampa de acesso. Mesas simples de madeira foram posicionadas para acomodar os cardeais eleitores esperados, após duas ausências confirmadas por motivos de saúde.

O processo do conclave seguirá as normas estabelecidas pelo Ordo Rituum Conclavis. A eleição começa com uma missa na Basílica de São Pedro, seguida pela entrada dos cardeais na Capela Sistina, onde fazem o juramento de sigilo e iniciam as votações. São realizadas até quatro votações por dia: duas pela manhã e duas à tarde. Para que um candidato seja eleito, é necessário obter ao menos dois terços dos votos, o que equivale a 89 dos 133 cardeais presentes. Se após três dias não houver consenso, os cardeais podem optar por um dia de oração antes de retomar as votações.

Os conclaves recentes têm sido breves. O de 2005, que elegeu Bento XVI, e o de 2013, que escolheu Francisco, duraram dois dias cada. Durante o conclave, os cardeais permanecem isolados na chamada “Zona de Conclave”, sem acesso a celulares, internet ou à imprensa.

Nenhum comentário: