08/05/2025

TCU: INSS TEM 15 DIAS PARA EXPLICAR RESSARCIMENTOS APÓS FRAUDES

TCU dá 15 dias para INSS explicar ressarcimentos após as fraudes

Por decisão do ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terá que informar quais ações pretende adotar para ressarcir as vítimas das fraudes causadas por descontos indevidos. O ministro deu prazo de 15 dias para que as informações sejam apresentadas.

Segundo estimativas, cerca de 4,1 milhões de beneficiários podem ter sido atingidos, causando um prejuízo de até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

A decisão de Bruno Dantas é da noite desta terça-feira (6). Ele também quer saber quais medidas serão adotadas para punir os agentes públicos envolvido com as fraudes.

– São incontestes os elementos de gravidade dos fatos noticiados na Operação Sem Desconto e a fragilidade institucional do INSS, a qual permitiu que grupos criminosos perpetrassem as fraudes noticiadas com a participação ativa de servidores da alta administração da autarquia – afirmou em sua decisão.

O ministro também destacou a necessidade de o TCU atuar “da maneira mais célere possível para, em cooperação e sem prejuízo da competência dos demais órgãos de investigação, adotar absolutamente todas as medidas de sua alçada constitucional para preservar o erário, apurar as responsabilidades, determinar a imediata correção das irregularidades e acompanhar as medidas de recomposição financeira dos segurados que foram vítimas dos grupos criminosos”.

Nenhum comentário: