12/05/2025

HISTÓRIA: A LGAÇÃO DO SINDINAPI, FREI CHICO E LULA

Revelação sobre o início da carreira de Frei Chico no Sindinapi põe nome de Lula na fraude

Uma das entidades investigadas pela Polícia Federal por participação no esquema que desviou bilhões de reais dos aposentados e pensionistas do INSS é um sindicato dirigido por um irmão de Lula.

José Ferreira da Silva, o Frei Chico, é vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados Pensionistas e Idosos (Sindnapi).

Fundado em 2000 e ligado à Força Sindical, o Sindnapi é apontado nas investigações como a terceira entidade que mais arrecadou com os descontos ilegais nas aposentadorias entre 2019 e 2024. Foram 259 milhões de reais neste período.

Uma reportagem da Revista Veja acaba de revelar como Frei Chico ingressou no Sindinapi.

Sim, foi pelas mãos de Lula. Frei Chico chegou ao sindicato por intermédio de Lula. Interlocutores da Força Sindical contam que o petista era amigo de João Batista Inocentini, ex-presidente da entidade.

Lula pediu a Inocentini que acomodasse Frei Chico em algum posto do Sindnapi. Prontamente, o dirigente atendeu ao apelo feito pelo amigo.

Inocentini morreu em agosto de 2023, deixando a presidência do sindicato para Millton Baptista de Souza, que comanda a entidade até hoje. Foi ele que, em agosto do ano passado, decidiu colocar Frei Chico na chapa como vice-presidente.

O irmão do presidente possui diversas atribuições, dentre elas substituir Souza em caso de ausência, participar da elaboração de regras internas e definir o valor das mensalidades cobradas de quem se filia ao sindicato.

jornaldacidadeonline

Nenhum comentário: