16/04/2025

RESUMO DE NOTÍCIAS

Resumo

*A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu, nesta quarta-feira (16), tornar obrigatória a retenção de receita médica para a venda do Ozempic e de outros medicamentos similares para emagrecimento, como o Wegovy e o Saxenda. O Ozempic foi aprovado para o tratamento de diabetes tipo 2 em janeiro de 2019 no Brasil. Até então, esses tipos de medicamento, embora tenham a tarja vermelha, vinham sendo comercializados por farmácias de todo o Brasil sem a necessidade de retenção das receitas médicas, o que provocou críticas por parte da comunidade médica. Recentemente, o Conselho Federal de Medicina (CFM) chegou a divulgar uma carta na qual médicos defenderam a necessidade de controle maior na prescrição do Ozempic e de outros medicamentos para diabetes tipo 2 usados offlable para emagrecer. 


*A Embaixada dos Estados Unidos afirmou nesta quarta (16) que o país só reconhece “dois sexos, masculino e feminino, considerados imutáveis desde o nascimento”. O órgão respondeu a um questionamento feito pela coluna sobre o fato de ter concedido visto para a deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que é trans, identificando-a com o gênero masculino. Os documentos apresentados pela parlamentar ao fazer a solicitação a definem como do gênero feminino. Um visto anterior emitido pela mesma embaixada também a identificava da forma correta. Na nota, a assessoria da representação diplomática faz referência à norma 14168, baixada no governo de Donald Trump, que reconhece apenas os gêneros feminino e masculino. O texto estabelece que formulários governamentais que solicitam informações sobre sexo devem oferecer somente as duas opções. “Os registros de visto são confidenciais conforme a lei americana e, por política, não comentamos casos individuais. Ressaltamos também que, de acordo com a Ordem Executiva 14168, é política dos EUA reconhecer dois sexos, masculino e feminino, considerados imutáveis desde o nascimento”, diz a embaixada. A parlamentar afirma que em nenhum momento preencheu qualquer formulário dando margem para a mudança. Como revelou a coluna, Erika cancelou uma viagem que faria aos EUA neste mês e diz que acionará o presidente norte-americano, Donald Trump, na ONU (Organização das Nações Unidas) por considerar o caso transfobia e um desrespeito a seus registros civis brasileiros.


*Um homem de 57 anos foi preso na noite dessa terça-feira (15), em Natal, pelo crime de corrupção ativa. A prisão foi efetuada pelo Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), da Polícia Militar, durante uma ação de fiscalização do Tático Operacional Rodoviário/BPRV no bairro de Cidade Alta, na zona leste da cidade. Ele tentou subornar os policiais com R$ 300. Na ocasião, de acordo com a polícia, o motorista, sem possuir Carteira Nacional de Habilitação ofereceu o dinheiro a bordo do automóvel para que os procedimentos legais não fossem adotados. Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Central de Flagrantes, ocasião em que se encontra a disposição da Justiça.*A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (16), a Operação Uiraçu – Fase IV, visando combater os crimes de armazenamento de imagens de abuso sexual infanto juvenil. Os policiais cumpriram um mandado judicial de busca e apreensão expedido pela 2ª Vara Federal/RN, no bairro Quintas, Zona Oeste da capital potiguar e apreenderam um aparelho celular e mídias, que serão periciadas. A PF segue forte no enfrentamento a abusadores de crianças e adolescentes. Conforme a Lei, aquele que adquire, possui, armazena, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito envolvendo criança ou adolescente, responde por crime hediondo. Operação Uiraçu - O nome de operação Uiraçu faz referência à uma espécie de ave de rapina endêmica da América Central e América do Sul que é ágil na captura dos seus alvos e possui como característica, entre outras, garras fortes e visão de longo alcance.


*Na última segunda-feira (14), durante agenda no Rio de Janeiro, Lula (PT) teria sido alvo de ofensas. O episódio foi registrado durante a passagem de sua comitiva pela BR-101, em Campos dos Goytacazes. A Polícia Federal (PF) disse que um motorista emparelhou o carro com os veículos oficiais e gritou “ladrão”. A conduta foi classificada como injúria, mas sem indícios de risco à integridade física do petista. O condutor do veículo acabou sendo levado para prestar esclarecimentos. Ele foi ouvido e liberado em seguida. A identidade do homem não foi revelada. 

Nenhum comentário: