18/04/2025

PAPA EXTINGUE O MOVIMENTO SODALÍCIO DE VIDA CRISTÃ APÓS DENÚNCIAS DE ABUSOS E CORRUPÇÃO

Abusos e corrupção: Vaticano extingue o movimento Sodalício de Vida Cristã

O Vaticano anunciou, na última segunda-feira, 14, a extinção oficial do Sodalício de Vida Cristã. A organização havia sido fundada na década de 1970 no Peru e estava presente em diversos países da América Latina.

O decreto de supressão foi assinado pelo superior-geral da entidade, José David Correa, na sede do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada, em Roma, na presença da prefeita do órgão, irmã Simona Brambilla.

A decisão foi tomada depois de uma série de denúncias de corrupção e de abuso físico, psicológico e sexual cometidos por membros da entidade, inclusive por seu fundador, Luis Fernando Figari.

Figari foi expulso da entidade em agosto de 2024, sob a acusação de cometer uma série de abusos, inclusive contra menores. A decisão de expulsá-lo ocorreu depois de anos de investigações internas e denúncias de ex-integrantes do grupo.
Vaticano dissolve movimento católico

As primeiras acusações vieram à tona nos anos 2000, quando ex-membros denunciaram abusos cometidos no interior das comunidades do Sodalício. Em 2015, um livrorreportagem trouxe depoimentos detalhados das vítimas e, desde então, autoridades do Peru e o próprio Vaticano intensificaram as investigações.

No fim de 2024, o papa Francisco recebeu os autores do livro em audiência privada, no Vatican. Na reunião, os jornalistas relataram pessoalmente os ataques e ameaças sofridas por causa das denúncias contra o movimento.

Clique no link abaixo e veja a matéria completa:

Nenhum comentário: