19/04/2025

ALEXANDRE DE MORAES JÁ FALOU MAL DE LULA?

Pergunte ao Grok

Sim, há registros de Alexandre de Moraes fazendo críticas ao governo do PT, partido de Luiz Inácio Lula da Silva, em um contexto anterior à sua atuação no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2016, quando era ministro da Justiça no governo de Michel Temer, Moraes participou de uma palestra em uma faculdade em São Paulo, onde fez comentários contundentes contra o governo petista. Ele se referiu ao governo do PT como “corrupto” e criticou a gestão de recursos públicos, afirmando que, “em vez de roubar bilhões”, o governo poderia ter investido em segurança e presídios, mencionando também desvios de recursos para projetos como o porto de Cuba.

Esse vídeo foi resgatado e amplamente compartilhado por apoiadores de Jair Bolsonaro em 2022, durante o período eleitoral, para sugerir uma contradição na postura de Moraes, que na época era presidente do TSE e alvo de críticas de bolsonaristas por suas decisões judiciais. No entanto, as declarações de 2016 refletem o contexto político da época, marcado pelo impeachment de Dilma Rousseff e pela Operação Lava Jato, e não necessariamente uma crítica pessoal direta a Lula, mas sim ao governo do PT como um todo.

Desde que assumiu cargos no STF e no TSE, não há evidências públicas de Moraes fazendo críticas diretas ou pessoais a Lula. Pelo contrário, sua atuação tem sido associada a decisões que, em alguns casos, favoreceram Lula ou o PT, como a concessão de direitos de resposta contra a Jovem Pan em 2022 e a condução de inquéritos contra bolsonaristas, o que gerou acusações de parcialidade por parte de opositores. No entanto, em 2023, Moraes expressou insatisfação com a dificuldade de acesso direto a Lula, conforme relatado por uma coluna do jornal O Globo. Durante um evento no Rio de Janeiro, ele teria comentado que era difícil conversar com o presidente devido à falta de uso de celular por Lula e à necessidade de passar por assessores, o que poderia ser interpretado como uma queixa indireta, mas não uma crítica explícita ou pessoal.

Portanto, as principais críticas de Moraes ao PT, que indiretamente envolveriam Lula, ocorreram em 2016, antes de sua nomeação ao STF. Desde então, suas ações e declarações públicas não indicam críticas diretas a Lula, mas sim tensões pontuais, como a mencionada dificuldade de comunicação em 2023.

Nenhum comentário: