13/04/2025

ADVOGADA ROMPE TORNOZELEIRA E 'SOME' - EDITH CRISTINA FOI PRESA PELOS ATOS DE 08/01

Advogada presa pelo 8 de janeiro se cansa, rompe tornozeleira e "some"

Uma acusada de envolvimento nos atos de 8 de janeiro de 2023 se tornou foragida da Justiça após violar as condições de liberdade provisória concedidas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A advogada Edith Christina Medeiros Freire rompeu sua tornozeleira eletrônica e está sendo procurada pelas autoridades.

Segundo comunicação enviada pela Vara de Execução Penal da Paraíba ao STF na última quinta-feira (10), Edith Cristina, de 57 anos, está foragida desde 30 de agosto de 2024. A advogada havia sido presa no próprio dia 8 de janeiro, em Brasília, durante os protestos que culminaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes. Em maio do mesmo ano, foi liberada mediante cumprimento de medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica e afastamento das redes sociais.

Edith também foi alvo da 20ª fase da Operação Lesa Pátria, em novembro de 2023, quando a Polícia Federal cumpriu mandado de busca em sua residência, localizada no bairro de Cabo Branco, em João Pessoa (PB). Antes de apagar suas redes sociais, a advogada se manifestava contra a vacinação contra a Covid-19, apoiava o armamento da população e publicava mensagens em defesa de intervenção militar.

Todos os foragidos respondem a ações penais por crimes como associação criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e destruição de patrimônio público. A situação reacende o debate sobre a eficácia das medidas cautelares em casos de alta repercussão e o desafio das autoridades em garantir o cumprimento das decisões judiciais.

jornaldacidadeonline

Nenhum comentário: