09/03/2025

CAMPEONATO POTIGUAR: SEMIFINAL - AMÉRICA E SANTA CRUZ SE ENFRENTAM NESTE DOMINGO (09) NO NAZARENÃO

América e Santa Cruz estreiam na semifinal no estádio Nazarenão

Ainda em processo de resgate da confiança dos seus torcedores, que diga-se de passagem sempre alimentaram uma certa desconfiança em relação ao trabalho que vinha sendo desenvolvido no clube, antes da chegada do treinador Moacir Júnior, o América volta a campo neste domingo para encarar o Santa Cruz, pela semifinal do Campeonato Potiguar. Uma das principais carências no seio do torcedor é a falta de vitórias em jogos expressivos, situação que a atual comissão técnica está trabalhando para mudar. A partida será realizada no estádio Nazarenão, em Goianinha, e tem o início previsto para às 16 horas.

Vale lembrar que apesar de ter realizado a segunda melhor campanha na fase de classificação, com o Santa Cruz tendo vindo do mata-mata que envolveu os clubes de terceiro ao sexto lugar, o América não terá mais qualquer tipo de vantagem sobre o adversário que não seja o mando de campo do segundo e decisivo confronto.

O regulamento da competição define que na fase de semifinal, em caso de empate nos pontos alcançados e no saldo de gols ao final dos dois jogos, serão cobradas séries de tiros livres da marca do pênalti, de acordo com as normas da International Board.

Moacir Júnior, que teve uma boa passagem pelo clube, onde conquistou um Campeonato Estadual, sabe da responsabilidade que terá neste retorno ao Alvirrubro, e na sua entrevista de apresentação, destacou logo que ninguém vai aceitar que sob seu comando, o América renda menos que na passagem anterior.

Desde que foi anunciado, o treinador vem trabalhando com afinco para modificar o cenário atual, como conhece boa parte do elenco à disposição, acredita também que não vai encontrar dificuldades em implementar um novo sistema de jogo na equipe.

O Santa Cruz, que decidiu o Estadual no ano passado, sendo derrotado pelo América na final, agora tem a chance de ir à forra em cima do adversário. Para tanto, aposta na experiência do treinador Celso Teixeira, que no currículo já tem até título potiguar conquistado em cima do Alvirrubro, na época que comandava o Potiguar de Mossoró, em 2013. Na ocasião, o título foi conquistado após dois empates nas finais: 2 a 2 na partida em Mossoró e 1 a 1 no estádio Barretão, onde o América mandou os seus jogos devido ao processo de construção da Arena das Dunas. Os mossoroenses venceram nas cobranças de pênaltis.

Além de Teixeira, outro trunfo do tricolor nesta semifinal é o retorno do atacante Matheus Bambu. O jogador que se destacou nas divisões de base retorna ao Santa Cruz após defender clubes como o Guarani de Divinópolis/MG, onde foi campeão da segunda divisão, e o Confiança/SE, seu último clube.

Com um bom período de preparação, Celso Teixeira tratou de trabalhar bem a equipe e enfrentou o ABC em um jogo-treino, onde aprovou a atuação de sua equipe, que perdeu por 1 a 0, sofrendo apenas um gol de pênalti. Teixeira testou duas formações diferentes e pretende surpreender o Alvirrubro, explorando inclusive o período de instabilidade emocional sofrido pelo adversário.

Seja qual for o resultado, os confrontos decisivos entre Santa Cruz e América terão um novo capítulo na disputa da Série D do Brasileiro. Os clubes potiguares estão no grupo 3, ao lado de Santa Cruz-PE, Central-PE, Ferroviário-CE, Horizonte-CE, Sousa-PB e Treze-PB. No mínimo, serão mais outros dois duelos para alimentar a rivalidade local.

Nenhum comentário: