Padre Bianor Jr.
Natal/RN, 09 de março de 2025
I Domingo da Quaresma
Evangelho: Lc 4,1-13
Jesus, cheio do Espírito Santo, retirou-se do Jordão e era conduzido pelo Espírito através do deserto por quarenta dias, sendo tentado pelo Diabo. Nada comeu naqueles dias e, quando chegaram ao fim, teve fome.
Então o Diabo lhe disse: 'Se és Filho de Deus, ordena a esta pedra que se torne pão!'
Jesus lhe respondeu: 'Está escrito: Não somente de pão viverá o homem'.
Levando-o para o alto, mostrou-lhe o Diabo, em um instante, todos os reinos do mundo habitado e lhe disse: 'Dar-te-ei toda esta autoridade [...] se te prostrares diante de mim, tudo será teu'.
Jesus lhe respondeu: 'Foi dito: Não tentarás o Senhor teu Deus'."
Irmãos e irmãs,
O Senhor Jesus, igual a nós em tudo, menos no pecado, é submetido a uma espécie de radiografia de sua consciência, confrontando-se com o mal que escraviza o mundo, aqui personificado no Diabo, o divisor.
Jesus disserta sobre as tentações que levam o ser humano a separar-se de Deus.
A cada uma, ele responde com palavras bíblicas, deixando bem claro para o adversário quem dos dois possui a verdadeira autoridade no assunto.
O Diabo, por sua vez, arriscou apropriar-se da estratégia de Jesus, citando também um texto bíblico.
Porém, derrotado, resolveu afastar-se para continuar em um "momento propício".
A consciência é um campo de batalha interior, onde lutamos contra a tentação ao pecado.
Essa cena mostra de que lado é seguro permanecer.
(Cf. Paulinas, Viver a Palavra 2025)
PROPOSTA DO DIA
Repetir: "Ao Senhor adorarás e só a Ele prestarás culto."
Pe. Bianor Júnior
Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação
Hoje na Antiga Catedral:
7h – Missa na Matriz
9h – Missa no Passo da Pátria
16h30 – Missa na Matriz
Nenhum comentário:
Postar um comentário