Padre Bianor Jr.
Natal/RN, segunda-feira, 10 de março de 2025
"As palavras que eu vos disse são espírito e vida." (Sl 18)
Evangelho: Mt 25,31-46
"Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os seus anjos, então se sentará em seu trono de glória. Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará uns dos outros, colocando as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.
Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei por herança o Reino que vos foi preparado desde a criação do mundo. Pois tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era estrangeiro, e me acolhestes; estava nu, e me vestistes; doente, e me visitastes; estava na prisão, e viestes a mim’."*
Irmãos e irmãs,
As ovelhas são os animais favoritos de Jesus e aparecem frequentemente em suas parábolas, tornando a mensagem simples e clara.
Neste texto, elas representam as pessoas benditas do Pai, convidadas a viver eternamente no paraíso.
Qual é o "passaporte" dessas ovelhas para o céu? O amor e o cuidado para com os famintos, sedentos, migrantes, enfermos, privados de dignidade e liberdade.
As cabras, pobrezinhas e sem culpa nenhuma, simbolizam aqueles que não se movem para socorrer ninguém.
São os que, ao ver dores e tristezas ao redor, apenas julgam e condenam quem sofre.
O relato diz que o Senhor classificou os animais em dois grupos. Cabe a nós, no dia a dia, nos identificarmos com um ou com o outro.
(Cf. Paulinas, Viver a Palavra 2025)
PROPOSTA DO DIA
Refletir: Das ações descritas pelo Senhor, quais eu pratico?
Pe. Bianor Júnior
Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação
Nenhum comentário:
Postar um comentário