05/03/2025

A PALAVRA DE DEUS PARA ESTA QUARTA-FEIRA (05) - POR PADRE BIANOR JR.

Padre Bianor Jr.


Natal/RN, 05 de março de 2025

Quarta-feira de Cinzas

Início do Tempo da Quaresma

"Ó Deus, tem misericórdia de mim!"

(Sl 50[51])

Evangelho: Mateus 6,1-6.16-18

"Tu, porém, quando orares, entra em teu quarto mais retirado, tranca tua porta e ora a teu Pai, que está no escondido! E teu Pai, que vê no escondido, te recompensará. Quando jejuardes, não pareçais sombrios como os hipócritas, pois desfiguram o rosto para mostrar aos homens que estão jejuando! Amém, eu vos digo: eles já receberam sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma tua cabeça e lava teu rosto, para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas somente a teu Pai, que está no escondido; e teu Pai, que vê no escondido, te recompensará!"

Irmãs e irmãos,

Devoções excessivas nem sempre nascem de um coração sereno e simples.

Jesus não temeu apontar a hipocrisia de quem amava ostentar, em praça pública, o privilégio de parecer santo.

Na opinião do Mestre, a prece verdadeira brota no silêncio do coração e se dirige ao Pai do Céu, com prontidão para amar e servir.

Outras duas virtudes cristãs aparecem nessa cena, inseparáveis da oração: o jejum e a esmola.

O jejum exercita o autodomínio e ajuda a vencer os excessos.

A esmola é a consequência lógica do jejum: o que não se consome passa naturalmente para o consumo do irmão e da irmã que mais precisam.

Essa é a lógica simples daquilo que Deus espera de quem diz amá-Lo e seguir Seus preceitos.

(Cf. Paulinas, Viver a Palavra 2025)

PROPOSTA DO DIA

Refletir: Eu ajo à procura de elogios ou para agradar a Deus?


Pe. Bianor Júnior
Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação


Hoje na Antiga Catedral:

Missas com distribuição de cinzas

⏰ 7h e 16h30

Nenhum comentário: