24/02/2025

RESUMO DE NOTÍCIAS

Resumo

*O Vaticano informou que será realizada, nesta segunda-feira (24), uma vigília de oração pelo papa Francisco na Praça São Pedro, a partir das 21h (horário da Itália; 17h no Brasil). As informações são do Vatican News. A oração será presidida pelo cardeal secretário de Estado, Pietro Parolin, e será disponibilizada para aqueles que quiserem acompanhar a vigília no site, YouTube, Facebook e no Instagram. O pontífice está internado no 10º andar do Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli. O Vaticano informou que na manhã desta 2ª feira (24.fev) o papa Francisco teve uma noite boa, dormiu e está descansando. Sua condição continua crítica, embora ele não tenha apresentado crises respiratórias desde a manhã de sábado (22.fev). Conforme o Vaticano, exames recentes indicaram uma insuficiência renal inicial leve. Para auxiliar na respiração, o papa continua recebendo terapia com oxigênio de alto fluxo por meio de cânulas nasais. O religioso foi submetido a transfusões de duas unidades de hematologia concentrada, resultando em um retorno ao valor normal da hemoglobina. Mesmo enfrentando um quadro clínico crítico e necessitando de terapia com oxigênio, o papa Francisco participou de missa em seu apartamento hospitalar na manhã de domingo (23.fev). O Vaticano divulgou no domingo (23.fev) uma nota do papa Francisco. Nela, o religioso agradece aos profissionais de saúde do hospital, em Roma, e diz estar “confiante” e realizando os tratamentos necessários.


*O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo, avaliou que com o envelhecimento da população no Brasil e a queda dos nascimentos, ou seja, as chamadas “mudanças demográficas” em curso, a Previdência Social é uma “bomba que não vai parar de explodir”. Em 2023, o governo estimou que o rombo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sistema público que atende aos trabalhadores do setor privado, deve mais que dobrar até 2060 e quadruplicar até 2100. Analistas já tinham apontado, no ano passado, que a queda dos nascimentos no país, aliado à política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de conceder reajustes acima da inflação ao salário mínimo, pressionará o déficit previdenciário no país nos próximos anos. “Quando eu entrei aqui [no TCU], dez anos atrás, nós tínhamos cinco contribuintes [trabalhadores] para cada beneficiário [aposentado ou pensionista, por exemplo]. Hoje nós temos 1.7 [com as mudanças demográficas]. Aí inviabiliza completamente, porque não só é aposentadoria, são benefícios, é todo o processo (…) Nós estamos com um paciente que está absolutamente debilitado e, até agora, eu não vejo remédio para tirar desse quadro. As notícias que têm são muito desanimadoras”, afirmou Vital do Rêgo, em entrevista exclusiva ao g1 e à TV Globo. Dados do Tesouro Nacional mostram que, somente com o pagamento de benefícios previdenciários a aposentados e pensionistas do INSS foram gastos cerca de R$ 960 bilhões em 2024. Para este ano, a previsão é de que este valor supere a marca inédita de R$ 1 trilhão. Essa é a maior despesa primária do governo federal.


*A musa da escola de samba Independente de Boa Vista, do Espírito Santo, morreu na tarde deste domingo, 23, aos 38 anos, horas depois de participar do desfile de carnaval capixaba do Grupo Especial durante a madrugada. Aline Bianca começou a passar mal na parte da tarde, foi encaminhada para o Hospital Meridional, no município de Serra, sofreu um enfarte e não resistiu. As informações foram confirmadas pela própria agremiação, nas redes sociais. “É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento de nossa querida Musa, Aline Bianca, ocorrido nesta tarde. Aline, que brilhou intensamente em nosso desfile e encheu nossos corações de alegria nesta madrugada, sofreu uma parada cardíaca e nos deixou de forma inesperada”, informou o perfil da escola Independente de Boa Vista no domingo. No comunicado, a musa é descrita como um mulher inspiradora, que tinha muita dedicação e paixão pelo samba. “Sua presença marcante e sua energia contagiante deixaram uma marca indelével em todos nós. Sua luz continuará a brilhar em nossas memórias e em nossos corações”. Aline Bianca era empresária, proprietária e fundadora do Aline Bianca Company & Hair, um salão de beleza localizado na cidade de Serra. Ela nasceu no Rio de Janeiro, mas morava e tinha seus negócios no Espírito Santo. Aline iniciou sua carreira como manicure e se tornou nail designer antes de abrir o próprio empreendimento. O salão fundado por ela possuí mais de 100 colaboradores, segundo o site do estabelecimento. A empresária informava nas redes que outro espaço, ainda mais amplo, para 120 funcionários, estava em construção.


*O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (24) que a guerra na Ucrânia poderá terminar em questão de semanas. – Acredito que a guerra poderá terminar em breve. Em semanas. Creio que sim. Acredito que podemos acabar com ela em semanas se formos inteligentes. Se não formos, ela continuará e continuará a perder pessoas jovens e bonitas que não deveriam estar morrendo. E nós não queremos isso – disse Trump no Salão Oval da Casa Branca, ao lado do presidente da França, Emmanuel Macron. Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse em Ancara que a Rússia está aberta a negociações com a Ucrânia e também com a Europa, mas que sua ofensiva continuará até que se chegue a um acordo que satisfaça seus interesses. Trump considerou viável a aceitação de um cessar-fogo. – Acredito que, em algum momento, eles concordarão com isso. E que, uma vez alcançado o cessar-fogo, isso terminará, porque eles não vão passar de um cessar-fogo para a guerra. Fico feliz por ter ajudado, pois não havia comunicação com a Rússia até eu chegar – declarou. O presidente dos EUA acrescentou que está pensando em ir à Rússia. – Se tudo isso for resolvido, o que eu acho que será, com certeza. Em 9 de maio (dia em que a Rússia comemora a vitória na Segunda Guerra Mundial), não sei, acho que será muito em breve, mas quando chegar a hora certa eu irei – disse.


*Mesmo sendo oposição ao presidente Lula (PT), o governador Cláudio Castro (PL) agradeceu ao ministro da Justiça do governo petista, Ricardo Lewandowski, pelas novas transferências de líderes de facções criminosas para presídios federais fora do estado do Rio de Janeiro, retomada neste domingo (23). “Hoje iniciamos a transferência de mais lideranças criminosas para fora do nosso estado. Agradeço à Justiça, pela autorização, e ao ministro Ricardo Lewandowski, por disponibilizar as vagas em presídios federais. Já são 35 chefes de facções removidos do RJ no meu governo”, disse o governador, em suas redes sociais. Castro relatou que foi negociar pessoalmente, em Brasília, novas vagas em presídios federais, para manter os chefes de facção longe do Rio de Janeiro. “Não dá mais para tratar a violência como um problema local. O crime organizado precisa ser combatido como um problema nacional! Vamos seguir lutando com força e determinação para proteger nosso estado. Quem desafia a lei, vai sofrer as consequências!”, disse Cláudio Castro.

Nenhum comentário: