11/02/2025

A PALAVRA DE DEUS PARA ESTA TERÇA-FEIRA (11) - POR PADRE BIANOR JR.

Padre Bianor Jr.


Natal/RN, terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Nossa Senhora de Lourdes

"Senhor, nosso Senhor!" (Sl 8)

Evangelho: Mc 7,1-13

Reuniram-se junto d’Ele os fariseus e alguns escribas vindos de Jerusalém. Tendo visto que alguns dos discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem lavar [...], perguntaram-Lhe os fariseus e os escribas:

“Por que teus discípulos não caminham segundo a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos impuras?”

Ele, porém, lhes disse:

“Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito:

‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração afasta-se para longe de mim.

Em vão me cultuam, pois a doutrina que ensinam são preceitos humanos.’

Deixando o mandamento de Deus, guardais as tradições dos homens.” [...]

Irmãos e irmãs,

Qual é o mandamento de Deus que Jesus lamenta ter sido deixado de lado? Ele mesmo nos revela em outras passagens:

“Amar a Deus e ao próximo.” (Mc 12,30-31)

Para ilustrar essa prática, em certa ocasião o Mestre contou a parábola do bom samaritano, que salvou um desconhecido quase morto na estrada (Lc 10,25-37).

O Evangelho de hoje nos alerta sobre uma contradição que pode nos seduzir: honrar a Deus, mas desprezar o próximo; rezar muitas orações, mas criticar e condenar quem vive o Evangelho.

Precisamos refletir: será que creio e pratico o que Jesus ensinou? Ou a minha fé se reduz a seguir antigas tradições humanas e julgar os outros em vez de amá-los?

Quem se escraviza ao vício da hipocrisia tem o coração distante de Deus!

(Cf. paulinas, viver a Palavra 2025)

PROPOSTA DO DIA:

Propor-se a não comentar ou julgar a conduta de ninguém.


Pe. Bianor Júnior
Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação


Hoje, na Antiga Catedral:

⏰ 16h30 – Santa Missa

Nenhum comentário: