Padre Bianor Jr.
Natal/RN, Sexta feira, 07 de fevereiro de 2025
“O Senhor é minha luz e minha salvação!”
(Sl 26[27])
Evangelho: Mc 6,14-29
"João disse a Herodes: ‘Não te é permitido ter a mulher de teu irmão’. Ora, Herodíades guardava ódio contra ele e queria matá-lo. Herodes, de fato, temia a João, sabendo que ele era um homem justo e santo, e o protegia. [...]
Tendo entrado e dançado, a filha de Herodíades agradou a Herodes e aos convivas. Disse o rei à jovem: ‘Peça-me o que quiser e eu lhe darei!’ Tendo saído, ela disse à mãe: ‘O que pedirei?’ Esta respondeu: ‘A cabeça de João Batista!’ [...]
Logo, o rei, tendo mandado um guarda, ordenou que trouxesse a cabeça dele. O guarda foi e o decapitou na prisão. Ela trouxe a cabeça dele sobre uma bandeja e entregou à jovem, que a deu à sua mãe."
Irmãs e irmãos,
Uma cena de morte! A mãe, com um histórico de traições, usa a filha inocente para tramar um assassinato. O que terá sentido a menina que dançou para os "principais"? Sua surpresa, indecisão e expectativa ao ouvir do rei: “Peça-me o que quiseres” levou-a a consultar aquela em quem confiava.
A principal vítima, contudo, foi João Batista, alvo do ódio da "rainha". Quando o Evangelho não nos choca, está longe de ser "Palavra de Deus". Este relato nos leva a refletir sobre a miséria humana e a crueldade que o ser humano pode gerar para si mesmo e para os outros.
(Cf. Paulinas, Viver a Palavra 2025)
Proposta do dia
Examinar seus sentimentos em relação às pessoas.
Pe. Bianor Júnior
Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação
Hoje na Antiga Catedral:
⏰ 16h30 – Santa Missa
Nenhum comentário:
Postar um comentário