10/01/2025

RESUMO DE NOTÍCIAS

Resumo

*Em pouco mais de uma hora, quatro pessoas foram resgatas pelo Corpo de Bombeiros em duas ocorrências de afogamento registradas no litoral do Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (9). Na Praia do Meio, em Natal, por volta das 10h20, os guarda-vidas identificaram duas banhistas sendo arrastadas pela correnteza em uma área sinalizada com bandeira de alerta. A equipe entrou no mar e conseguiu realizar o resgate. Ambas as vítimas foram avaliadas e liberadas no local. Já em Tibau do Sul, próximo ao posto dos guarda-vidas, outra equipe atendeu uma ocorrência envolvendo dois turistas, pai e filho, que estavam sendo arrastados por uma corrente de retorno. Segundo a corporação, o caso aconteceu por volta das 11h30. O resgate foi realizado e as vítimas foram retiradas do mar em segurança sendo liberadas no local após avaliação. “O CBMRN reforça a importância de respeitar as orientações dos Guarda-Vidas e as sinalizações nas praias”, informou a corporação. Somente nos seis primeiros dias do mês, a corporação registrou 25 salvamentos em praias do litoral potiguar. Somente no primeiro dia de janeiro, foram 19 afogamentos.


*O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem indicado que fará mudanças na equipe de ministros ainda no mês de janeiro. O presidente marcou uma reunião ministerial para o dia 21 de janeiro e, de acordo com Rui Costa, eventuais trocas no primeiro escalão do governo ocorrerão antes dessa data. “O presidente está focado em aperfeiçoar a gestão e, portanto, há um indicativo de que as mudanças que ocorrerem e ele quer fazer eventuais mudanças ainda este mês, até para que quem entrar possa ter mais tempo de fazer as alterações que o presidente espera. Teremos uma reunião de ministérios no dia 21 e eventualmente alterações, se o presidente assim decidir, podem ser feitas antes dessa reunião”, disse Rui Costa em entrevista à Globo News. Rui Costa afirmou que Lula está refletindo sobre as mudanças, mas negou que as alterações tenham relação com a eleição das mesas diretoras do Senado e da Câmara, marcadas para 1º e 3 de fevereiro, respectivamente. A primeira troca ministerial feita por Lula em 2025 foi sacramentada na terça-feira, quando o presidente comunicou a saída de Paulo Pimenta do comando da Secretaria de Comunicação Social (Secom) para a chegada do publicitário Sidônio Palmeira, mudança que já era dada como certa desde o início de dezembro, devido ao descontentamento do petista com o desempenho da comunicação do governo.


*A inflação oficial do Brasil fechou 2024 com alta acumulada de 4,83%, segundo dados apresentados nesta sexta-feira (10) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com a variação, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) ultrapassa o teto da meta. Inflação ficou em 4,83% no acumulado de 2024. A variação é a maior para um período entre janeiro e dezembro desde 2022, quando o IPCA acumulou alta de 5,78%. Em 2023, a inflação anual foi de 4,62% e ficou dentro do intervalo da meta após dois anos seguidos de descumprimentos. As carnes, a gasolina, os planos de saúde, o óleo de soja, o azeite de oliva, o café moído e o leite longa vida aparecem entre os vilões do bolso dos brasileiros no ano passado. Limite da meta de inflação para 2024 era de 4,5%. O valor definido pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) considera a margem de tolerância de 1,5 ponto percentual sobre a meta fixada em 3% para o IPCA do ano passado. O mercado financeiro estimava que o IPCA acumulado nos 12 meses encerrados em dezembro seria de 4,89%. Variação ultrapassa o teto da meta desde outubro. Desde a divulgação que apontou uma taxa acumulada de 4,76%, o IPCA não voltou mais a aparecer dentro do intervalo da meta, que, até então, havia sido superado apenas em janeiro (4,51%). O que é o IPCA - Inflação oficial é calculada a partir de 377 produtos e serviços. A escolha pelos itens tem como base o consumo das famílias com rendimentos entre um e 40 salários mínimos. O cálculo final considera um peso específico para cada um dos itens analisados pelo indicador.


*O Banco Central terá que publicar uma carta se explicando pela inflação fora da meta em 2024. O texto é assinado pelo presidente da autoridade monetária, Gabriel Galípolo, que assumiu o cargo no início do ano depois de ser escolhido por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O resultado oficial do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) foi divulgado nesta sexta-feira (10). Avançou 4,83%, acima do teto de 4,5%. O texto é endereçado ao presidente do CMN (Conselho Monetário Nacional), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O colegiado é responsável por definir o objetivo anual para o índice de preços. A inflação fora da meta em 2024 não é uma surpresa. Era unanimidade entre os agentes financeiros que o indicador ultrapassaria o limite permitido. O próprio Banco Central já havia reconhecido o estouro do índice. A autoridade monetária divulgou em dezembro que a chance de terminar acima do teto era de 100%. A determinação do CMN era que o IPCA chegasse a 3% em 2024. Porém, há um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. Em outras palavras: limite inferior da meta: 1,5%; centro da meta: 3,0%; limite superior (teto) da meta: 4,5%.


*O influenciador digital e empresário Tiago Toguro, conhecido por sua marca "Mansão Maromba" e seguido por milhões de pessoas nas redes sociais, foi detido na tarde desta quinta-feira (9) em Balneário Camboriú, no litoral norte de Santa Catarina. A detenção ocorreu após um episódio de desacato contra agentes de trânsito. Conforme informações divulgadas pela prefeitura, o veículo adesivado com a marca de Toguro estava sem placas e estacionado em local proibido, o que levou à sua remoção por um guincho municipal. A situação irritou o influenciador, que, ao chegar ao local acompanhado de dois homens, teria iniciado uma discussão e desacatado os servidores públicos. Ainda segundo a prefeitura, um dos homens que acompanhavam Toguro tentou enfrentar um dos agentes de trânsito e chegou a usar força para tentar impedir a remoção do automóvel. Toguro foi conduzido à delegacia pela Polícia Civil, onde foi registrado um termo circunstanciado pelo desacato. Após os trâmites legais, ele foi liberado.

Nenhum comentário: