Resumo
*Na manhã desta sexta-feira (3), a Marinha do Brasil (MB) informou que a Força-Tarefa de busca e resgate às vítimas do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, localizada sobre o Rio Tocantins e que desabou no dia 22 de dezembro, localizou mais um corpo com o auxílio de drones subaquáticos. Mergulhadores trouxeram o corpo à superfície, elevando o número de mortes confirmadas para 13, entre os 17 desaparecidos iniciais. O total de desaparecidos é agora de quatro pessoas. A Ponte JK conectava os estados do Maranhão e Tocantins até o desabamento ocorrido no fim da tarde do dia 22 de dezembro, momento em que diversos veículos transitavam pela ponte, incluindo caminhões-tanque carregados com ácido sulfúrico e defensivos agrícolas. Uma sala de crise foi instituída pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) para nivelar as informações sobre as análises de qualidade da água do Rio Tocantins, com a participação de diversos órgãos ambientais. Em duas reuniões já realizadas, os órgãos confirmaram a ausência de alteração significativa na qualidade da água. Segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), as empresas responsáveis pelas cargas de três caminhões que caíram no rio foram notificadas para a retirada das substâncias submersas e o monitoramento da qualidade da água é realizado diariamente devido ao risco de vazamento e contaminação, que pode prejudicar o abastecimento de água.
*Supremo Tribunal Federal (STF) vai realizar roda de conversa, apresentar obras de arte e hotsite de memória e balanço em memória aos ataques ocorridos contra os prédios dos três Poderes da República, em 8 de janeiro de 2023. O vice-presidente do Supremo no exercício da Presidência, ministro Edson Fachin, abrirá a roda de conversa, e também receberá, às 15h30, obras de arte produzidas com destroços da invasão confeccionadas por quatro artistas plásticos de Brasília. Participarão da conversa sobre os dois anos do 8/1 servidores e colaboradores que atuaram na limpeza e reconstrução das instalações depredadas, além da restauração das obras destruídas durante a invasão à Suprema Corte. No mesmo dia, o Supremo lançará um hotsite de memória com informações completas, que vão desde os ataques e a destruição do prédio até o processo de reconstrução e a responsabilização daqueles que invadiram e depredaram as instalações da Corte. Quatro artistas participam do projeto que propõe ressignificar material oriundo da destruição das instalações do STF: Valéria Pena-Costa, Carppio de Morais, Marilu Cerqueira e Mário Jardim. O grupo entregará formalmente as peças ao ministro Fachin, momento em que os artistas apresentarão cada uma das obras que simbolizam a reconstrução do prédio da Suprema Corte e a prevalência da democracia.
*Com a virada do ano, a Receita Federal passou a contar com novos instrumentos de fiscalização sobre as transações financeiras realizadas pelos contribuintes. A partir de agora, o órgão vai passar a receber também dados das operadoras de cartão de crédito e das chamadas “instituições de pagamento”. De menor porte, as instituições de pagamento (IP) são empresas que viabilizam compra, venda e movimentação de recursos, mas não oferecem empréstimos e financiamentos a seus clientes. Varejistas de grande porte, bancos virtuais, carteiras digitais são alguns exemplos. Hoje, a Receita já recebe esse tipo de informação dos bancos tradicionais, públicos e privados, em operações como PIX, aplicações financeiras, seguros, planos de previdência e investimentos em ações. A ampliação da fiscalização foi anunciada em setembro do ano passado e entrou em vigor esta semana.
*Wesley Safadão postou em suas redes sociais, nesta quinta-feira (2), um print de uma chamada de vídeo com Gusttavo Lima, que anunciou recentemente seu desejo em se candidatar à Presidência da República em 2026. – Falando com meu presidente – brincou Safadão. O fato também foi mencionado por Deolane Bezerra, em outra publicação. – Eu vou ser a vice! Brincadeira – comentou Deolane, em uma das publicações de Gusttavo Lima no Instagram. Recentemente, a influenciadora foi presa por envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro oriundo de jogos ilegais. Por meio da mesma operação, em setembro de 2024, a Justiça determinou a prisão do cantor sertanejo Gusttavo Lima, mas ela foi revogada poucos dias depois. Deolane foi solta em 23 de setembro, após decisão da Justiça de Pernambuco. Apesar da declaração de Gusttavo Lima, ele não é filiado a nenhum partido. Entretanto, afirmou em entrevista ao portal Metrópoles que já começou a buscar diálogos com grupos políticos que compartilhem de seus objetivos. – O Brasil precisa de alternativas. Estou cansado de ver o povo passar necessidade sem poder fazer muito para ajudar – declarou. Ele também disse que sua candidatura não está diretamente relacionada à esquerda ou à direita, apesar de ter demonstrado apoio a Jair Bolsonaro (PL) em ocasiões anteriores.
*A Prefeitura Municipal de Lagoa Nova anunciou a suspensão do Concurso Público nº 01/2024 nesta sexta-feira (3). A decisão foi formalizada por meio do Decreto Municipal nº 1879/2025, assinado pelo prefeito Iranildo Aciole da Silva e publicado em jornal do Estado, e inclui a suspensão do certame das Câmaras Municipais de Lagoa Nova e Parelhas. Ambas casas legislativas também publicaram decreto anunciando a suspensão. Na avaliação do ex-prefeito do município, Luciano Santos, a suspensão é “equivocada”. A aplicação das provas objetivas do certame estavam previstas para este domingo (5). De acordo com o decreto assinado pelo novo prefeito de Lagoa Nova, a suspensão foi motivada por parecer jurídico que apontou a necessidade de adequações para garantir a observância dos princípios constitucionais de legalidade, eficiência, moralidade e economicidade. A medida visa promover estudos técnicos e diagnósticos mais aprofundados sobre a viabilidade do concurso, com base nos princípios de transparência e publicidade. O concurso público em questão foi promovido pela Prefeitura de Lagoa Nova, na gestão do ex-prefeito Luciano Santos, em conjunto com a Câmara Municipal de Lagoa Nova e Câmara Municipal de Parelhas, através da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN). As inscrições do certame foram abertas e encerradas em novembro de 2024. Ao todo, estavam previstas mais de 90 vagas distribuídas nas áreas de educação, advocacia, auditoria, saúde, infraestrutura e economia. As oportunidades estavam voltadas para nível fundamental, médio e superior. Seguindo o cronograma, a aplicação das provas objetivas aconteceria neste domingo (5). Com a suspensão do concurso, foi criado por meio de decreto um Grupo de Trabalho coordenado pelo Gabinete do Prefeito, com o apoio da Procuradoria Geral e da Controladoria Geral do Município. O grupo terá a responsabilidade de avaliar juridicamente e financeiramente o certame, além de elaborar um relatório técnico sobre sua viabilidade, necessidade e impacto econômico. O decreto também prevê a possibilidade de participação de especialistas, representantes de entidades de ensino e pesquisa, e membros da sociedade civil organizada para contribuir com o debate técnico. A composição do grupo será definida em ato posterior pelo chefe do Poder Executivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário