Padre Bianor Jr.
Natal/RN, sábado, 18 de janeiro de 2025
"As palavras são espírito e vida."
(Sl 18[19])
Evangelho: Mc 2,13-17
Jesus viu Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: "Segue-me!" Ele, levantando-se, o seguiu. E aconteceu que, estando em sua casa reclinado para uma refeição, muitos coletores de impostos e pecadores estavam à mesa com Jesus e seus discípulos, pois eram muitos e o seguiam.
Os escribas e os fariseus, ao verem que ele comia com pecadores e coletores de impostos, perguntaram aos discípulos: "Ele come com coletores de impostos e pecadores?" Jesus, ouvindo isso, respondeu: "Os que estão fortes não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. Não vim chamar justos, mas pecadores."
Irmãos e irmãs,
Jesus convida ao seguimento um cobrador de impostos, Levi, um homem desprezado por seu povo, que via grande parte de seus rendimentos transformados em tributos aos romanos.
Pela lógica humana, o Mestre deveria chamar alguém mais solidário com os oprimidos.
Mas, ao contrário, ele escolhe Levi, o que escandalizou os observadores sempre prontos a criticá-lo.
A resposta de Jesus surpreende: "Não vim chamar justos, mas pecadores, os que estão acometidos por algum mal."
A visita de Jesus transformou a vida de Levi, também chamado de Mateus (cf. Mt 9,9), a ponto de seu nome ser associado a um dos livros do Evangelho.
Isso é prova de que ele mudou de vida porque entendeu e viveu a Boa-Nova anunciada pelo Senhor.
(cf. Paulinas, Viver a Palavra 2025)
Proposta do dia:
Buscar o bem por trás da aparência das pessoas.
Pe. Bianor Júnior
Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação
Hoje na Antiga Catedral:
16h30 Santa Missa
Nenhum comentário:
Postar um comentário