22/12/2024

RESUMO DE NOTÍCIAS

Resumo

*O empresário Luiz Claudio Galeazzi estava a bordo do bimotor que caiu nesta quarta-feira, 22, em Gramado, na serra gaúcha. Segundo o Aeroclube de Canela, a empresa Helisul realizou o despacho do voo, e informou que Galeazzi, o dono da aeronave, pilotava o avião que tinha como destino a cidade de Jundiaí, em São Paulo. Além dele, estavam no avião nove passageiros, entre eles duas crianças. De acordo com a Polícia Civil, as dez pessoas que estavam a bordo da aeronave morreram na queda. “A família do senhor Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi , esposa, três filhos, a irmã, o cunhado, a sogra e duas crianças. Em princípio, são essas as vítimas fatais desse lamentável fato”, disse o delegado à frente da investigação em uma entrevista coletiva. O avião era do modelo Piper PA-42 Cheyenne, de matrícula PR-NDN, e decolou de Canela, cidade vizinha à Gramado, às 9h12, com destino ao município paulista. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Galeazzi estava à frente da Galeazzi & Associados, empresa familiar focada em gestão de crise e restruturação de empresas. O negócio foi fundado pelo pai de Luiz, Cláudio Galeazzi, que morreu em março de 2023, devido a um câncer. Em 2010, Luiz perdeu a mãe, Maria Leonor Salgueiro Galeazzi, também em um acidente aéreo: o avião bimotor em que ela estava caiu em Sorocaba, no interior de São Paulo.


*Uma ponte entre os estados do Maranhão e Tocantins desabou neste domingo (22). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), três caminhões caíram na água no desabamento e uma pessoa morreu. O desabamento aconteceu na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que fica entre as cidades de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins. A ponte é uma ligação importante entre os dois estados e passa sobre o rio Tocantins. Imagens feitas por celular mostram o momento da queda da ponte e a situação após o desabamento. De acordo com a PRF, as informações iniciais apontam que três caminhões estavam sobre a ponte no momento do colapso. Uma pessoa foi encontrada morta, e outras duas foram socorridas e encaminhadas a um hospital da região. O estado de saúde das vítimas não foi divulgado. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) o desabamento aconteceu porque o vão central da ponte, com 533 metros de extensão, cedeu. A causa do desabamento ainda não foi informada. Com o desabamento, o trecho está completamente interditado. Em nota, DNIT informou uma rota alternativa.


*O Ministério da Justiça informou ao ministro dos Esportes que pediu à Polícia Federal para instaurar um inquérito para investigar suspeitas em torno de uma lista de influenciadores e canais de Youtube que estariam cometendo crimes contra a economia popular por divulgar plataformas irregulares do “jogo do tigrinho“, um programa que simula uma máquina caça níquel. Uma relação com 53 sites e 25 canais foi anexada ao pedido. O documento tem como base um levantamento feito pela equipe técnica do ministro André Fufuca (PP-MA) que apontou que alguns canais de grande alcance no YouTube – vários mantidos por adolescentes – estão cedendo espaço para a realização de retransmissões ao vivo conduzidas por supostos influenciadores que estimulam a audiência a apostar no “jogo do tigrinho”. Durante as lives, os influenciadores orientam os espectadores a acessar a bet por plataformas que seriam utilizadas para aplicar golpes — muitas delas são administradas por empresas estrangeiras e operam ilegalmente. Um dos pontos que chamou a atenção dos técnicos do Ministério dos Esportes foi que canais diferentes faziam a transmissão ao vivo apresentada pelas mesmas pessoas. A suspeita da pasta é de que essas plataformas ilegais se escondem por trás de influenciadores para aplicar golpes. Elas estimulam pessoas que não têm condições financeiras de apostar — inclusive crianças e adolescentes — , prometendo ganhos rápidos e dinheiro fácil, o que, na prática, não acontece. Prazo apertado - As apostas online são legalizadas no Brasil desde 2018, mas somente no fim do ano passado começaram a ser regulamentadas pelas autoridades brasileiras. O governo estipulou uma série de regras para autorizar a operação de empresas desse setor no país. O “jogo do tigrinho” não é ilegal, mas precisa ser oferecido por sites reconhecidos e administrados por empresas que cumpram os requisitos exigidos pela lei e pelos órgãos reguladores do governo. A Polícia Federal já está monitorando alguns desses canais.


*Opositores do regime de Nicolás Maduro na Venezuela que se refugiaram na embaixada da Argentina estão enfrentando situação de escassez de luz e água há três semanas, após a eletricidade ser cortada no local. De acordo com um dos refugiados, Pedro Urruchurtu, trata-se de uma situação “estressante e sufocante” decorrente de uma “série de assédios” à sede diplomática. Ele ainda afirma que os agentes de Maduro chegaram a entrar no local e sequestraram um dos refugiados. As informações foram apuradas pela BBC News. De acordo com os relatos, um dos seis procurados pelo regime que buscaram abrigo na embaixada em 20 de março deste ano foi raptado pelo governo Maduro, em uma violação à Convenção de Viena, na qual tanto a Argentina e a Venezuela são signatárias. O asilado que teria sido sequestrado durante uma invasão armada trata-se de Fernando Martínez Mottola, que segundo a Iniciativa Democrática da Espanha e das Américas (Idea) comunicou neste sábado (21), foi levado para “implicar seus companheiros em atividades golpistas”. Mottola foi ministro dos Transportes e Comunicações à época da presidência de Carlos Andrés Pérez, na década de 1990. O Ministério Público da Venezuela alega que Mottola não foi sequestrado, mas que deixou a embaixada voluntariamente e se apresentou às autoridades no dia 19 de dezembro para “colaborar ativamente com a Justiça venezuelana”. Além dele e Pedro Urruchurtu, também buscaram asilo na embaixada Magalli Meda – diretora de campanha da líder da oposição, Maria Corina Machado -, Omar González, Claudia Macero e Humberto Villalobos, colaboradores do partido de Corina, Vente Venezuela.


*Neste sábado (21), o vocalista da banda Ultraje a Rigor, Roger Moreira, criticou o presidente Lula (PT). Ele se manifestou por meio das redes sociais, após uma notícia sobre declarações que o apresentador Danilo Gentili fez contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). – Nesse ponto, discordo totalmente. Posso até concordar que Bolsonaro fez m****, mas NADA é pior que o socialismo, o PT e Lula querendo vingança. Nada nem ninguém. (…) E nada é pior que a ditadura socialista que estão implantando. E que não deu certo em lugar nenhum do mundo. Tentei muito evitar essa desgraça – escreveu o artista. Em outro post, também sobre o comentário de Gentili, Roger destacou que é “anti-PT e anti-lula com força”. – Ser antissocialista convicto é inclusive o motivo de eu ser “bolsonarista”, como alegam os comunistas. A verdade é que eu sou anti-PT e anti-lula com força. Mas não interessa me classificar assim – declarou. Conhecido por várias críticas ao petista, o músico compartilhou, no mesmo dia, um vídeo sobre Lula e chamou o presidente de “psicopata”.– Safado do c******. Não tem dó de ninguém. Psicopata.

Nenhum comentário: