19/12/2024

MUSK E ZUCKERBERG SE UNEM CONTRA OS CRIADORES DO CHATGPT - 'ESTABELECERIAM UM PRECEDENTE PERIGOSO'

Elon Musk e Mark Zuckerberg se unem em uma disputa pessoal contra os criadores do ChatGPT

Há meses, Elon Musk vem apontando o dedo para a atual direção da OpenAI, os criadores do ChatGPT, pois eles consideram suas ações muito distantes da intenção inicial da empresa. Desde sua criação, a gigante da tecnologia tem operado sem fins lucrativos, mas esse status pode estar prestes a mudar à medida que seu bot e outras ferramentas de IA continuam a crescer. E, para a surpresa de muitos, Musk encontrou um aliado inesperado: Mark Zuckerberg.

Como indica o TechSpot, a Meta solicitou ao procurador-geral da Califórnia, Rob Bronta, que bloqueasse a transição da OpenAI para uma entidade com fins lucrativos. A empresa argumenta que permitir que a OpenAI se torne uma empresa desse tipo abriria um precedente perigoso, pois incentivaria as startups a se beneficiarem desse status até que se tornassem lucrativas. Ela também acredita que os investidores sem fins lucrativos poderiam obter os mesmos lucros que os investidores tradicionais sem as mesmas pressões fiscais.

Meta expressa apoio a Elon Musk

Bret Taylor, atual presidente da OpenAI, disse que a empresa manteria uma divisão sem fins lucrativos que manteria sua participação na entidade com fins lucrativos. Musk, por sua vez, acusou em várias ocasiões a empresa de trair sua missão original e, por sua vez, favorecer a Microsoft, atualmente o maior investidor da OpenAI. Diante desse cenário, a posição da Meta não é surpreendente, pois ela é uma das principais concorrentes dos criadores do ChatGPT e também investiu bilhões de euros em sua própria tecnologia de IA.

Tanto Musk quanto a Meta afirmam que a OpenAI está permitindo que gigantes como a Microsoft e a Apple dominem o desenvolvimento de IA. Assim, a Meta expressou seu apoio a Musk e Shivon Zilis, considerando-os aptos a representar o interesse público nessa disputa. Seja como for, a OpenAI já publicou documentos internos refutando as acusações de Musk, afirmando que ele apoiava a ideia de uma estrutura com fins lucrativos, mas deixou a empresa quando não conseguiu obter o controle majoritário.

msn

Nenhum comentário: