Fake news ao quadrado: especialistas negam que ‘meme’ afete o dólar
A posição do governo Lula (PT) é vexatória: “fake news” fizeram o dólar disparar. Até ministros, em tese menos despreparados, alegam que falas falsas do futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, “iludiram” analistas do mercado e fizeram a moeda aumentar. Nada a ver com os erros grotescos do governo, sua falta de compromisso com o equilíbrio fiscal e nem com o pacote frustrante de Haddad. Para conter o dólar, o governo torrou US$20,7 bilhões das reservas em apenas uma semana.
Hipérbole
Vanessa Becker, sócia da Alpes Investimentos, chama de “grande exagero” a suposta responsabilidade das fakes news na alta do dólar.
Nomes aos bois
Becker aponta fatores reais pelo dólar: descontrole nas contas públicas, cenário de desequilíbrio e dificuldade do governo com o pacote fiscal.
Nada de fake
“A alta do dólar está correlacionada com a incerteza do pacote de corte”, explica o economista Ian Lopes, assessor de investimentos da Valor.
E o meme?
“Falta direcionamento claro das políticas fiscais (...), gerando incerteza nos mercados, pressionando o dólar”, são outros fatores, diz Ian Lopes.
DP
Nenhum comentário:
Postar um comentário