Sousa e Barcelona são possíveis adversários de ABC e América na primeira fase
A Copa do Brasil 2025 está se aproximando e a primeira fase promete grandes emoções. O sorteio, que define os confrontos, ainda sem data definida, será realizado com base no Ranking Nacional de Clubes (RNC). Com o novo formato, o ABC poderá enfrentar Sousa, Tocantinópolis, São Raimundo-RR, Maringá, FC Cascavel, Pouso Alegre, ASA de Arapiraca, União Rondonópolis, Porto Velho ou Sergipe. Já o América terá como possíveis adversários Guarany de Bagé-RS, Jequié, Barcelona de Ilhéus, São Francisco-PA, Capital-DF, Independência-AC, União-TO, Dourados-MS, Barcelona-RO ou Oratório-AP.
A CBF dividiu os 80 times participantes das duas fases iniciais em 8 potes (A, B, C, D, E, F, G e H). Os potes A, B, C e D reúnem os times mais bem ranqueados, que jogam a primeira partida da fase inicial fora de casa, mas avançam com um empate. O cruzamento dos potes acontece da seguinte forma: A x E, B x F, C x G e D x H.
Assim como nos últimos anos, a competição seguirá com duelos eliminatórios em todas as suas fases. Na primeira, os jogos serão únicos, com o time de menor pontuação no RNC sendo o mandante. Em caso de empate, o visitante se classifica. Na segunda fase, os confrontos também serão em jogo único, com mando de campo definido por sorteio. Em caso de empate, a disputa da vaga na próxima fase será nos pênaltis. Na terceira fase, entram os 12 times previamente classificados (Libertadores, Copa do Nordeste, Copa Verde, Série B e Série A do Brasileirão) mais as 20 equipes que passaram das duas primeiras fases. A partir daí, os confrontos serão definidos por sorteio, com jogos de ida e volta.
Nas oitavas de final, os jogos serão de ida e volta, com um sorteio entre os 16 classificados. Nas quartas de final, haverá partidas de ida e volta e um sorteio entre os oito classificados para a formação dos duelos. Nas semifinais e na final, os confrontos também serão de ida e volta, com o mando de campo definido por sorteio. Em caso de empate na soma dos placares das partidas, a decisão também será nos pênaltis.
No total, a Copa contará com a participação de 92 clubes, representando todos os estados do Brasil. As equipes se classificaram através dos campeonatos estaduais e do ranking da CBF. As finais estão marcadas para 2 e 9 de novembro, dois domingos, com as semifinais também disputadas aos finais de semana para evitar a proximidade com datas FIFA.
Um fato interessante sobre a Copa do Brasil 2025 foi a saga do Corinthians para garantir sua vaga na competição. O Timão protagonizou uma verdadeira epopeia para se classificar. Após uma campanha irregular no Campeonato Paulista e uma eliminação precoce na Copa do Brasil 2024, o Corinthians viu suas chances de classificação diminuírem drasticamente. A vaga na Libertadores, que garantiria a presença na Copa do Brasil 2025, parecia distante.
Mas o Corinthians não desistiu. Com uma arrancada espetacular no Campeonato Brasileiro, o Timão garantiu não só a permanência na Série A como também uma vaga na Copa Libertadores da América de 2025. E com a vaga na Libertadores, veio a tão sonhada classificação para a Copa do Brasil. A equipe comandada por Ramón Díaz precisava terminar a competição pelo menos na 9ª colocação para ficar com uma das 12 vagas diretas à terceira fase do torneio nacional. Isso aconteceu quando o clube venceu o duelo direto contra o Bahia por 3 a 0.
O Corinthians foi o 89º clube a conseguir a classificação. Além do Timão, Palmeiras, Santos, RB Bragantino, Novorizontino, São Paulo, Inter de Limeira, Ponte Preta, Portuguesa e Votuporanguense serão os paulistas presentes na competição.
Com essas novas regras e um calendário mais enxuto, a Copa do Brasil 2025 promete ser uma competição acirrada desde o início. ABC e América-RN terão que estar bem preparados para enfrentar seus desafios iniciais e buscar avançar na competição. Ambos trabalham com a possibilidade de avançar, no mínimo, até a terceira fase, para garantir a injeção de verbas extras para montagem do elenco visando a disputa do Brasileirão.
TN
Nenhum comentário:
Postar um comentário