*O Ministério da Saúde vai rever a portaria que regulamenta o Sistema Nacional de Transplantes. Entre os temas em debate, destaca-se a elaboração de normas específicas para definir quem pode realizar os testes relacionados aos transplantes de órgãos. Atualmente, a regulamentação não define critérios para a escolha dos laboratórios que realizam esses testes. As normas vigentes apenas determinam que pessoas com soropositividade para HIV são automaticamente excluídas como doadoras de órgãos, tecidos, células ou partes do corpo humano. O tema ganhou destaque após seis pacientes que aguardavam transplantes pela Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro receberem órgãos contaminados com o vírus HIV. Em consequência, o Laboratório de Patologia Clínica Doutor Saleme, instituição privada contratada por meio de licitação pelo governo do Rio de Janeiro, teve seus serviços suspensos. As discussões sobre a revisão da portaria começaram no Fórum Nacional para Revisão do Regulamento Técnico do Sistema Nacional de Transplantes, realizado em setembro deste ano. O evento contou com a participação da sociedade civil e, posteriormente, foram iniciadas deliberações internas, que contaram também com a participação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Até o momento, não há uma definição de como ficará essa nova regra, mas na avaliação de pessoas envolvidas com o tema ela precisará ser ajustada. O Ministério da Saúde instaurou uma auditoria para investigar o sistema de transplantes no Rio de Janeiro e verificar possíveis irregularidades na contratação do laboratório responsável pelos exames. A auditoria será realizada pelo Denasus (Departamento Nacional de Auditoria do SUS). Além disso, a pasta solicitou a interdição cautelar do Laboratório PCS LAB Saleme/RJ, cuja unidade operacional fica no Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro. O Ministério da Saúde também determinou que a testagem de todos os doadores de órgãos no Rio de Janeiro voltasse a ser feita exclusivamente pelo Hemorio. Além de solicitar a retestagem do material de todos os doadores de órgãos feita pelo laboratório para identificar possíveis novos casos.
*O Rio Grande do Norte tem mais de 74% da população adulta com sobrepeso ou obesidade. O sedentarismo é um dos fatores que mais contribui para o aumento deste quadro, associado a hábitos alimentares inadequados. O dado é do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) do Ministério da Saúde. Estes números são maiores do que a média da região Nordeste (67,66%) e do Brasil (69,17%). O órgão aponta que, em 2024, apenas 24,11% da população adulta do estado vive com o peso ideal. “O sedentarismo contribui para o aumento da obesidade ao reduzir o gasto calórico e o metabolismo, levando ao acúmulo de gordura corporal”, explica o profissional de Educação Física Wesley Pinheiro. A inatividade física favorece a perda de massa muscular, que é mais metabolicamente ativa que a gordura, diminuindo a queima de calorias. “Além disso, o sedentarismo costuma estar associado a hábitos alimentares inadequados e a alterações hormonais, como na regulação da insulina e da leptina, o que facilita o ganho de peso”, ressalta. Esforço - Para as pessoas sedentárias e que desejam mudar seus hábitos, o professor orienta a começar a prática de exercícios físicos de maneira gradual, tendo como principal objetivo a consistência e alinhando expectativa com realidade. “Algumas pessoas acabam desistindo por achar que ter resultados é algo rápido e não requer muito esforço”, afirma. Buscar atividades prazerosas e, se possível, na companhia de alguém que gosta, também é uma dica importante. “O ideal é combinar exercícios aeróbicos, como corrida, ciclismo, remo etc., com musculação, como sempre indico aos meus alunos aqui na Pulse”, diz Wesley. Os aeróbicos aumentam o gasto calórico e o condicionamento cardiovascular, enquanto a musculação é importante para manutenção e aumento da massa muscular, o que aumenta o gasto calórico de repouso e ajuda a manter o peso durante o emagrecimento. “Existe ainda a opção de modalidades com componentes dos dois (musculação e exercícios aeróbicos), como por exemplo o Crossfit e treinamento em circuito, onde se pratica atividades intensas em um menor espaço de tempo”, finaliza o profissional.
*O voo da TAP que decolou de Lisboa neste sábado (12) foi tenso devido a um italiano, acompanhado da companheira brasileira, que gerou confusão sob a alegação de que a companhia não vendia todos os itens de alimentos impressos no cardápio disponibilizado na aeronave. Provocaram confusão, falaram alto, assustaram os demais passageiros. Houve um momento de maior apreensão e a companheira dele, brasileira, precisou conter o parceiro que estava exaltado, para evitar agressão física. Crianças que estavam nos assentos ao redor foram retiradas e deslocadas para outros mais distantes. Comissários de bordo alegaram desrespeito e desacato, chamaram o comandante do voo. “Terrível”, relatam passageiros. Quando o avião aterrissou no aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, os passageiros não puderam desembarcar até a chegada da polícia. Depois de 30 minutos, foram liberados. O casal seguiria para Maceió (AL), mas, por decisão do piloto, foi obrigado a desembarcar em Natal e está em um hotel na capital até os devidos procedimentos. O voo seguiu para a capital alagoana.
*Dez dias após apresentar um problema técnico logo depois de decolar do aeroporto da Cidade do México com Lula dentro, o avião presidencial ainda está parado naquele país. Segundo fontes do governo brasileiro, a aeronave está passando por reparos e por uma inspeção do Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Enquanto o avião presidencial ainda está no México, Lula tem usado uma aeronave alternativa da FAB, sem adaptação com suíte e assentos, para viajar pelo Brasil. Lula vai comprar mais aviões - Em entrevista à rádio O Povo, do Ceará, nesta sexta-feira (11/10), Lula revelou que o governo comprará “alguns aviões” oficiais para ele e ministros do governo se locomoverem. “Desse problema tiramos uma lição. Vamos comprar não apenas um avião, mas alguns aviões”, disse o presidente. “É um risco que a gente não pode passar. Precisamos nos preparar e não ser pegos de surpresa. Pedi para o ministro da Defesa me fazer uma proposta”, completou.
*Nesta sexta-feira (11), a Polícia Civil prendeu dois homens acusados de roubar o carro de uma equipe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Um terceiro homem envolvido no roubo, Paulo Victor Alves Ferreira, foi morto por policiais no bairro Assunção, também no ABC Paulista. Segundo boletim de ocorrência, Paulo Victor morreu após resistir a prisão. A dupla detida foi identificada como Ricardo Figueiredo da Silva e Matheus Rodrigues da Silva. O crime aconteceu no último dia 4. Na ocasião, a motorista do veículo foi rendida pelos criminosos. A equipe de segurança de Lula (PT) estava a trabalho na Escola Estadual João Firmino Correia de Araújo, por ser o local de votação do petista.Horas após o crime, o automóvel foi encontrado no estacionamento de um supermercado na Avenida João Firmino, também em São Bernardo. As informações são do G1 e do Estadão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário