13/10/2024

COPA DO MUNDO FEMININA: CTs ESTÃO INDEFINIDOS, MAS NATAL VAI BEM NA VISTORIA DA FIFA

Natal vai bem na vistoria da FIFA, mas CTs estão indefinidos

Natal tem pontos positivos de sobra para ser confirmada como uma das cidades sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027. No entanto, a capital potiguar possui um ponto de atenção para ser equacionado: Campos de Treinamento adequados. De acordo com a Federação Norte-rio-grandense de Futebol – FNF, no entanto, tudo já está sendo encaminhado para uma solução rápida e eficiente, sem prejuízo à candidatura local.

O secretário-geral da FNF, Erick Dias, que acompanhou a visita da comissão avaliadora da FIFA, esta semana em Natal, revelou que a entidade Internacional ficou bastante impressionada com a qualidade da Casa de Apostas Arena das Dunas e com as soluções prévias já propostas pelo equipamento aos questionamentos feitos na vistoria.

“A Arena é a única do Brasil com o ISO que garante a qualidade de sua manutenção. O gramado é sempre perfeito e as instalações também. A administração já apontou a solução e o espaço, inclusive, para a implantação de um centro de mídia provisório, uma vez que, o que foi utilizado no Mundial de 2014 está sendo ocupado, atualmente, por outra atividade”, disse.

Com relação aos campo de treinamento, Dias informou que na resposta de Natal ao caderno de encargos, foram enviadas cinco sugestões de locais: Frasqueirão, Arena do Dragão, Campus da UFRN, Campo do Sesi Clube e Estádio Juvenal Lamartine.

Os equipamentos de ABC e América estão aptos e precisam de alterações pontuais, assim como o caso do Campus da UFN. “Já conversamos com os clubes e o caso do Campus da UFRN é apenas gramado e estruturas provisórias de vestiários, semelhante ao que foi feito na Copa de 2014”, explicou o secretário-geral da FNF.

No entanto, o Juvenal Lamartine precisa de reformas e a FNF e Governo do Estado ainda correm para assinar um convênio para gestão do local que permita investimentos na reforma de arquibancadas, vestiários, entre outras coisas. “O Governo do Estado confirmou que o contrato com a FNF está em fase final de elaboração e que há o interesse da gestão de investir na reforma das arquibancadas, vestiários e na estrutura do estádio, sem mexer, claro, na forma geral pois o local é tombado pelo patrimônio histórico. Por isso não podemos utilizar um antigo projeto que temos e teremos que correr para elaborar outro e apresentar à FIFA, inclusive com o prazo previsto de conclusão”, explicou o representante da FNF.

No Sesi Clube, a FNF obteve a informação de que o parque esportivo poderia ser desmontado para abrigar outras atividades. “Vamos entrar em contato para confirmar a intenção da entidade. Caso haja essa mudança, descartaremos o local, uma vez que apontamos cinco alternativas e apenas três são exigidas oficialmente”, justifica Erick Dias.

A vistoria

Atendendo à solicitação da FIFA que exigiu o máximo de privacidade na vistoria, os organizadores locais não avisaram, mas os membros da comitiva chegaram um dia antes a Natal.

Logo cedo foram à Arena das Dunas, percorreram as instalações, fotografaram e filmaram tudo que pretendiam e, na sequência, houve a reunião com três apresentações. Primeiro a FIFA apresentou o que pretende do evento, suas necessidades e objetivos técnicos, esportivos e até sociais. Na sequência, a Arena das Dunas expôs suas qualidades e depois Natal foi apresentada aos vistoriadores.

Ao mesmo tempo que isso acontecia, um dos membros da comitiva se deslocou até o Aeroporto Aluízio Alves para conhecer a estrutura e observar os futuros investimentos que devem ocorrer.

Por fim, ficou acertado que outras vistorias ocorrerão, uma delas provavelmente já em novembro, onde detalhes relativos à capital potiguar deverão ser observados. “Nós temos certeza que eles ficaram impressionados e que temos tudo para sermos confirmados como sede. Os investimentos em obras já foram feitos em 2014 e o que precisa ser feito agora é mínimo. Se na Copa ficou como legado a Arena e as obras de mobilidade, dessa vez o maior legado será o desenvolvimento do futebol feminino local, que tem tudo para crescer muito.

É nessa área do futebol onde o esporte tem mais crescido e o potencial do RN é muito grande. Além disso, vamos gerar emprego, renda e aumento de arrecadação para gerar divisas e novos investimentos”, concluiu Erick Dias, da FNF.

TN

Nenhum comentário: