*O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi alvo de ofensas e vaias durante a partida de futebol entre Brasil e Equador na noite da última 6ª feira (6.set.2024), válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O episódio se deu durante uma pausa na partida devido a um atendimento médicoa um dos jogadores em campo. Em vídeos que circulam nas redes sociais, pessoas nas arquibancadas cantam: “Lula, ladrão! Seu lugar é na prisão” e “Ei, Lula, vai tomar no cu”. A seleção brasileira saiu vencedora do confronto contra o Equador com um placar de 1×0. O gol brasileiro foi marcado por Rodrygo. Não é a 1ª vez que o chefe do executivo é alvo de hostilizações em partidas da seleção brasileira. Em outubro de 2023, torcedores proferiram o mesmo canto contra o presidente durante um jogo entre Brasil e Venezuela, em Cuiabá.
*Em um escândalo sem precedentes para Areia Branca, o ex-prefeito Manoel Cunha Neto, mais conhecido como “Souza”, finalmente entregou os pontos e confessou ter fraudado licitações e desviado recursos que pertenciam à população durante sua gestão. Depois de anos negando as acusações e tentando convencer os moradores de que era inocente, Souza agora admite que utilizou contratos públicos para enriquecer às custas dos cofres do município. O acordo judicial firmado com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deixa claro que Souza, enquanto prefeito, direcionou licitações e contratos para beneficiar uma empresa específica, resultando em um prejuízo de quase R$ 645 mil aos cofres da cidade. Além de ter causado esse rombo, ele ainda vai pagar uma multa civil do mesmo valor, totalizando mais de R$ 1,4 milhão a serem devolvidos ao município. Por anos, o ex-prefeito insistiu em sua inocência, mas agora, ao se ver pressionado pela justiça e na tentativa de escapar da inelegibilidade que o impediria de voltar à política, Souza confessou seus crimes. Ele admitiu que, de 2010 a 2012, fraudou processos licitatórios e desviou recursos que deveriam ter sido usados para o bem da população, mas que, na verdade, foram parar em seu próprio bolso. Esse acordo, firmado para evitar um processo mais longo, não apaga o escândalo que abala a cidade. O ex-prefeito não apenas causou um enorme prejuízo financeiro ao município, mas também traiu a confiança de toda a população de Areia Branca, que agora vê a verdade sobre os desvios que sempre negou. Este acordo marca um esforço do Ministério Público em recuperar os valores desviados, promovendo uma resposta célere ao dano causado ao município. O montante recuperado será destinado ao Município de Areia Branca e parte será direcionada à reforma do Comando-Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.
*O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) informou que o avião da Voepass que caiu no interior de São Paulo e matou 62 pessoas (58 passageiros e 4 tripulantes) em 9 de agosto, estava com a manutenção em dia e apto a voar em condições severas de gelo. A informação consta no relatório preliminar divulgado nesta sexta-feira (6.set.2024). Leia a íntegra (PDF – 3 MB). Segundo o documento, a última revisão geral do avião de modelo ATR foi realizada em 24 de junho de 2023 e uma checagem diária foi feita antes mesmo do voo com partida de Cascavel (PR) a Guarulhos (SP). Conforme os registros coletados no diário de bordo, referentes à situação técnica da aeronave, um equipamento não estava funcionando. O aparelho era o Pack 1 do motor esquerdo, que estava inoperante desde 5 de agosto. Apesar de não estar funcionando, a ausência do equipamento responsável em parte pela pressurização do avião, isso não impossibilitava o ATR de voar, mesmo em condições climáticas adversas. O que a ausência do equipamento implicava no voo era um limite de altitude. Sem o Pack 1, o avião não deveria ultrapassar uma altitude de 5.181 metros, o que, segundo o relatório preliminar, não aconteceu em nenhum momento do trajeto.
*O Inmet emitiu dois alertas amarelos, que representam perigo potencial, para ventos costeiros e vendaval no Rio Grande do Norte. Os dois aviso são válidos a partir das 7h deste sábado (7) e termina às 15h nesta segunda (9). No caso do vendaval, o instituto informa que a força dos ventos pode variar entre 40 km/h e 60 km/h, com baixo risco de queda de galhos de árvores. Em caso de rajadas de vento, a intrução do Inmet é para não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Em relação aos ventos costeiros, o risco está na intensificação dos ventos que vai ocorrer nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla. O alerta se estende da faixa litorânea entre Nísia Floresta e Baraúna, cidade que faz divisa com o Ceará. Em casos de emergência, a população deve contatar a Defesa Civil (telefone 199).
*Coordenador da manifestação pelo impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), neste 7 de Setembro, na Avenida Paulista (SP), o pastor Silas Malafaia fez um discurso duríssimo contra o magistrado da mais alta Corte do país. Apresentando esclarecimentos jurídicos, o líder religioso desconstruiu as principais acusações feitas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e que embasam a inelegibilidade do ex-chefe do Executivo: a retenção das joias que ganhou de presente enquanto chefe de Estado e a reunião feita por Bolsonaro com embaixadores, quando ele teceu críticas ao sistema eleitoral brasileiro. Após relembrar a trajetória recente do presidente Lula, Malafaia declarou não ter dúvida de que o STF derrubará a inelegibilidade do ex-presidente Bolsonaro. “Pelos crimes de Alexandre de Moraes”, o pastor pediu que o ministro seja destituído da cadeira da magistrado da Suprema Corte e seja preso. – Eu quero declarar pelos crimes de Alexandre de Moraes, sangue nas mãos, de gente inocente que morreu e ele não quis liberar. Você sabe o que é que eu tenho que dizer? Alexandre de Moraes tem que sofrer impeachment e ir pra cadeia! Lugar de criminoso é na cadeia! Eu não estou caluniando, nem difamando o ministro, eu mostrei os artigos da Constituição que ele tem rasgado – declarou o pastor para os olhares atentos da multidão em verde e amarelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário