13/09/2024

RESUMO DE NOTÍCIAS


*O apresentador Ratinho visitou o Pantanal para pescar e compartilhou vídeos sobre a situação na região. “O fumaceiro que está aqui… Tivemos dificuldades até para descer com o avião”, disse em gravação publicada nesta quarta-feira (11). Em seguida, ele cobrou um posicionamento dos artistas que criticaram o governo anterior pelas queimadas no Pantanal, em 2020, e que não se manifestam agora. “Onde vocês estão? Está havendo muito mais seca do que nos outros anos. Por que vocês não falam agora? Não vêm aqui apagar o fogo?”, questionou. “Não há culpados; o culpado é a natureza”, completou. Até o momento, 770 mil hectares foram destruídos pelo fogo no Pantanal, e há suspeitas de que parte dos incêndios tenha sido provocada de forma criminosa. A Polícia Federal investiga os casos.


*Natal (RN) e João Pessoa (PB) têm a melhor qualidade do ar do Brasil entre as capitais brasileiras, segundo atualização feita às 17h desta sexta-feira (13) pelo Índice de Qualidade do Ar (AQI, na sigla em inglês), maior plataforma gratuita de informações sobre as condições do ar em todo o mundo. A metodologia que gera os dados foi desenvolvida em 1976 nos Estados Unidos e serve de referência na comparação da qualidade do ar ao redor do globo. O índice vai de 0 a 500. Quanto maior o número, pior a qualidade do ar naquela região. O índice é atualizado em tempo real. Na última atualização consultada pelo jornal Folha de S. Paulo às 17h, Natal estava na 1ª posição entre as capitais brasileiras, com índice 10, empatada com João Pessoa (PB). A ferramenta extrai os dados da empresa suíça IQAir. A companhia usa dados de órgãos públicos, como a Cetesb em São Paulo, informações de satélite e sensores colaborativos dos aparelhos vendidos pela própria empresa para mensurar a qualidade de ar. Pelos critérios do ranking, entre 0 e 50, a qualidade do ar é considerada satisfatória e a poluição atmosférica representa pouco ou nenhum risco. Nessa faixa, estão sete capitais: além de Natal e João Pessoa, estão Fortaleza (CE), Recife (PE), Brasília (DF), Palmas (TO) e Macapá (AP). Na outra ponta do ranking, está Porto Alegre (RS), com índice 172, considerada “insalubre” – nessa faixa, algumas pessoas do público em geral podem sofrer efeitos na saúde e membros de grupos sensíveis podem sofrer efeitos mais sérios na saúde.


*O diretor Boninho foi desligado da TV Globo após 40 anos. O anúncio foi feito, nesta sexta-feira (13/9), por Amauri Soares à equipe dos Estúdios Globo. A coluna Fábia Oliveira teve acesso ao texto enviado aos colaboradores. No comunicado, Amauri, que é diretor da emissora, destaca os anos e os trabalhos feitos pelo marido de Ana Furtado. Entre eles, grandes programas, como TV Colosso, Caldeirão do Huck, Vídeo Show, TV Xuxa, entre outros. Além disso, pontuou que Boninho foi um dos criadores do canal Multishow. Um dos grandes trabalhos de Boninho foi no Big Brother Brasil, do qual foi diretor por 25 anos. Agora, quem assumirá o posto será Rodrigo Dourado.


*As revelações do jornalista Glenn Greenwald sobre o ministro Alexandre de Moraes e seus assessores pararam de uma hora para outra. Um fato estranho já que tudo indicava que uma grande reviravolta poderia acontecer a qualquer momento. Reportagem após reportagem, os seis gigabytes de mensagens de Moraes e seus assessores trouxeram à tona informações chocantes e inimagináveis sobre o processo judicial e eleitoral que vem censurando e perseguindo o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados. O modus operandi, o domínio das instituições e até o ódio contra opositores foi escancarado... Mas afinal, onde está o jornalista Glenn Greenwald? A informação que todos desejam saber é sobre as eleições de "2022"... Virá ou não à tona? Elon Musk já disse com todas as letras que Moraes é um “falso juiz” que “se envolveu em interferência eleitoral séria” na última eleição presidencial. O bilionário disse que existem “evidências crescentes” da acusação contra Moraes.


*O papa Francisco convidou os governantes, nesta sexta-feira (13), a “dialogar” e “fazer a paz” na Venezuela e acrescentou que “as ditaduras são inúteis e mais cedo ou mais tarde acabam mal”, quando questionado sobre que mensagem transmitiria ao país na situação atual, depois das eleições, durante entrevista coletiva no avião que regressava de sua viagem por Ásia e Oceania. De qualquer forma, Francisco foi cauteloso na sua resposta ao garantir que não acompanhou a situação nesses dias. – A mensagem que dou aos governantes é para dialogarem e fazerem a paz. As ditaduras são inúteis e acabam mal, mais cedo ou mais tarde – disse. Além disso, reiterou seu apelo para que “as pessoas façam tudo para encontrar um caminho de paz na Venezuela”. – Não posso dar uma opinião política, porque não conheço os detalhes, mas sei o que os bispos falaram e sua mensagem é a que conta – acrescentou.

Nenhum comentário: