02/09/2024

A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA (02) A ANATEL COMEÇA FISCALIZAR OPERADORAS DE INTERNET

Anatel começa a fazer o que todos temiam

A partir desta segunda-feira (2), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começa a fiscalizar se as operadoras de internet no Brasil estão cumprindo a ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de bloquear o acesso à rede social X, o antigo Twitter.

No sábado (31), a Anatel informou ao STF que notificou todos os provedores de internet no país, que somam mais de 20 mil, sobre a decisão. Desde a madrugada de sábado, os bloqueios começaram a ser implementados, com a maioria dos usuários brasileiros já enfrentando dificuldades para acessar a plataforma de Elon Musk.

Segundo a Anatel, embora alguns provedores menores possam encontrar desafios técnicos para realizar o bloqueio completo, a suspensão do acesso foi confirmada para a maioria dos usuários até o final do sábado.

A decisão de bloquear o X foi tomada após a empresa de Musk dizer "não" às ordens de censura do ministro Alexandre de Moraes. Além disso, a empresa não nomeou um representante legal no Brasil após fechar seu escritório no país.

Carlos Manuel Baigorri, presidente da Anatel, afirmou na última sexta-feira (30) que, embora o bloqueio de sites e IPs seja uma prática comum da agência, a suspensão do X representa o maior bloqueio já realizado no Brasil. Ele também mencionou que, em ocasiões anteriores, como durante as eleições, houve discussões sobre o bloqueio do Telegram, mas tal medida não foi implementada.

jornaldacidadeonline

Nenhum comentário: