Padre Bianor Jr.
Natal/RN, sexta-feira, 13 de setembro de 2024
Memória de São João Crisóstomo
"Quão amáveis são tuas moradas!" (Sl 84])
Evangelho: Lc 6,39-42
"Pode um cego guiar outro cego? Não cairão ambos num buraco? Um discípulo não é superior ao mestre; mas todo aquele plenamente preparado será como o seu mestre. Por que reparas no cisco que está no olho do teu irmão e não percebes a trave que há no teu próprio olho? Como podes dizer a teu irmão: ‘Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho’, se não vês a trave que está no teu olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o cisco do olho do teu irmão."
Irmãos e irmãs,
No Evangelho de Lucas, Jesus adverte sobre a necessidade de tirar a trave do próprio olho antes de pretender curar o olho alheio.
Ele denuncia a pretensão de querer guiar os outros sem estar apto para isso.
Em outras palavras, o Evangelho nos ensina a sermos fraternos, misericordiosos, mansos e humildes ao estendermos a mão ou a palavra para ajudar o próximo a ser melhor.
Portanto, não se trata de ficarmos indiferentes à cegueira do outro, mas sim de curar primeiro a própria cegueira, para que nossas palavras tenham a força do testemunho.
A regra de ouro poderia ser esta: tudo o que eu desejo das pessoas com quem me relaciono deve ser atitude em minha vida.
(Cf. Paulinas, Viver a Palavra 2024)
Proposta do dia:
Ao ter que corrigir alguém, faça-o com respeito e amor, sem humilhar.
Pe. Bianor Júnior
Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação
Hoje na Antiga Catedral:
15h: Entronização da Via Sacra
16h30: Santa Missa
Nenhum comentário:
Postar um comentário