05/08/2024

RESUMO DE NOTÍCIAS


*O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Santiago, no Chile, na noite deste domingo (4) e evitou falar com jornalistas que o aguardavam. No país para cumprir agenda oficial e conversar com o presidente chileno, Gabriel Boric, o líder brasileiro respondeu à imprensa que só daria entrevistas nesta segunda-feira (5). Na porta do hotel, um dos jornalistas questionou Lula sobre a questão da Venezuela e o petista respondeu que não falaria sobre o assunto naquele momento: – Amanhã você pergunta sobre a Venezuela, o Equador, sobre a Bolívia. Eu espero que a gente fale muito sobre o Chile amanhã – disse Lula. O petista e sua comitiva, composta por 14 ministros, além de secretários e assessores, ficará no Chile até esta terça (6) participando de encontros e reuniões para a assinatura de 20 acordos bilaterais.


*O chefe do Conselho de Segurança Nacional da Rússia, Sergei Shoigu, afirmou nesta segunda-feira (5) em Teerã que seu país “está pronto para uma cooperação integral com o Irã em questões regionais”. Shoigu fez a declaração durante uma reunião com o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas, o general Mohammad Baqeri, na qual discutiram os acontecimentos regionais e a cooperação bilateral em questões de segurança e projetos comerciais, segundo informou a agência de notícias iraniana IRNA. Baqeri, por sua vez, destacou as relações estratégicas entre Teerã e Moscou. – As relações entre o Irã e a Rússia são estratégicas, profundas e de longo prazo – disse o general iraniano, que também saudou a cooperação tripartida com a China. Ao chegar a Teerã, Shoigu teve uma reunião com o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, Ali Akbar Ahmadian, e também tem encontro marcado com o presidente do país, Masoud Pezeshkian.


*Morreu nesta segunda-feira (05) o ex-jogador do Flamengo, Adílio, aos 68 anos, em decorrência de um câncer no pâncreas. Ícone do futebol brasileiro, ele estava internado em um hospital da Zona Oeste do Rio de Janeiro, mas seu estado de saúde se agravou, e o campeão mundial não resistiu. Em publicação nas redes sociais, o time rubro-negro deixou uma homenagem ao craque, destacando que, assim como sua camisa de número 8 representa, Adílio é “infinito”. – Um anjo rubro-negro que voa rumo à eternidade. As asas de um moleque sonhador o fizeram superar qualquer muro. Os campos da Gávea construíram amizades angelicais. Seus pés pareciam flutuar com a bola nos pés e foi assim que Adílio conquistou o mundo vestindo o Manto Sagrado – declarou. O clube prosseguiu dizendo que o “sorriso”, a “generosidade” e a “bondade” do ex-meia “encantaram a quem o conheceu”. – O símbolo máximo do rubro-negrismo expresso no abraço infinito: comemorar gol de título com os braços rumo aos céus, dando jeito para cabermos milhões de nós na catarse de euforia, amor e paixão. Seus gols, dribles e comemorações marcaram para sempre a história do Mais Querido – adicionou. – Todo rubro-negro tem o privilégio de poder reverenciar o “Brown” como integrante da prateleira mais alta do nosso panteão. Hoje, nos despedimos do nosso Camisa 8, mas para nossa sorte, assim como o traçado do número eternizado, Adílio é infinito – completou o Flamengo.


*Morreu, na madrugada desta segunda-feira (5), o músico Rubens Antonio da Silva, mais conhecido como Caçulinha. Ele estava internado no Hospital Santa Maggiore, em São Paulo, há cerca de dez dias, onde se recuperava de um infarto. O artista estava com 86 anos de idade. Ele ganhou projeção na TV, participando de programas da Record e, mais tarde, do Domingão do Faustão. – Uma vida de dedicação à música popular brasileira. O maestro, com ouvido absoluto, que tocou com os grandes artistas, gravou mais de 30 discos e divertiu muita gente por 60 anos na televisão, deixa um legado imenso de amor à arte – diz nota publicada no Instagram.


*O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Raul Araújo extinguiu a ação movida pelo PSDB contra o pronunciamento do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, sobre o 1o de maio, o Dia do Trabalhador. Araújo acatou a manifestação da Procuradoria-Geral Eleitoral, que defendeu a extinção do processo sem analisar o mérito, considerando o pedido do PSDB improcedente. O partido acionou Marinho e o presidente Lula no TSE, alegando prática de propaganda eleitoral antecipada devido ao pronunciamento do ministro do Trabalho em rede de rádio e TV na véspera no 1o de maio. A legenda afirma que “teria havido promoção do ‘governo Lula’ e enaltecimento da pessoa do presidente da República”. A defesa de Marinho e Lula, feita pela Advocacia-Geral da União (AGU), sustentou que o pedido de pagamento de multa feito pelo PSDB era improcedente, por não haver no pronunciamento do ministro propaganda eleitoral extemporânea. Na semana passada, o PSDB voltou a acionar Lula na Justiça. Desta vez, o foco foi o pronunciamento do presidente transmitido em 28 de julho, no qual fala sobre a economia do país. O partido acusa Lula de “espalhar dados eleitoreiros para subsidiar o discurso de seus candidatos a prefeito e vereador neste ano”. O caso ainda está em análise.

Nenhum comentário: