*O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (28.ago.2024) que a campanha eleitoral de 2022 “foi a mais importante e mais complicada campanha política” da qual participou porque havia o componente da mentira na estratégia de adversários, o que, segundo ele, é difícil de combater porque “não tem que explicar”. O petista deu as declarações em discurso durante o lançamento do livro “Brasil da esperança: o marketing nas eleições mais importantes da história do país”, do marqueteiro de sua campanha à Presidência da República em 2022, Sidônio Palmeira. O evento foi realizado no Museu da República, em Brasília. “Nada vai superar a de 1989 em emoção, mas essa foi a campanha mais bem trabalhada do ponto de vista ideológico e a mais difícil, porque um dos inimigos era a mentira, que a gente não estava acostumado”, disse Lula.
*O candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) afirmou nesta quarta-feira (28) ter tomado atitudes que, segundo ele, são idiotas para chamar atenção nos debates e nas redes sociais por causa da “mentalidade” do povo. “No processo eleitoral, me perdoe, você tem que ser um idiota. Infelizmente a nossa mentalidade gosta disso. E, por ser um povo que gosta disso, eu preciso produzir isso. Preciso ter um comportamento que chame atenção. Não é uma parada que eu me divirto”, disse em entrevista ao podcast Flow. O candidato já havia dito em sabatina realizada pela RecordTV em 23 de agosto que escolheu essa abordagem para atrair o eleitorado. “Quero pedir desculpas, porque para chegar onde cheguei nas pesquisas hoje eu tive que chamar a atenção de um jeito que não te agradou”, disse.
*A discussão em torno da troca da letra do hino nacional para a utilização de termos de linguagem neutra foi dominada pela direita nas redes sociais, segundo levantamento da consultoria Bites feito a pedido do GLOBO. O episódio ocorreu no último final de semana durante o comício da campanha para a prefeitura de São Paulo de Guilherme Boulos (PSOL), no sábado. A cantora Yurungai foi chamada ao palco para cantar o hino e trocou o trecho “Dos filhos deste solo” para “Des filhes deste solo”. O caso repercutiu nas redes sociais a partir de terça-feira (27). Segundo o levantamento da Bites, o episódio gerou 157 mil publicações nas redes sociais, sendo 154 mil no Twitter, 944 notícias e 1,2 mil posts em páginas de Facebook que mencionavam o hino nacional no ato de Boulos. Antes de terça, o assunto não era relevante nas redes sociais. Foram 1,88 milhão de interações com o assunto. No Twitter, as publicações do tema geraram 51,7 milhões de visualizações. O momento, no entanto, também repercutiu em perfis que contam com seguidores de espectros políticos variados, fora da bolha do bolsonarismo. O relatório aponta que páginas de assuntos não relacionadas à política, de fofoca a futebol, criticaram o caso. Perfis de centro-esquerda também ganharam engajamento com comentários negativos sobre o momento.
*Entre as áreas do orçamento destinado às universidades federais, os investimentos em infraestrutura e material permanente caíram de R$ 1,62 bilhão para R$ 264,5 milhões nos últimos 10 anos, segundo dados do Sou Ciência, ferramenta da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). O período considerado é de 2014 a 2023. Os recursos são voltados, principalmente, para a construção de prédios, aquisição de veículos e compra de equipamentos de laboratório. O índice, que representa uma queda de 83% no orçamento, inclui 69 instituições. As universidades federais são financiadas, principalmente, por recursos da LOA (Lei Orçamentária Anual), divididos em grupos de pessoal, despesas correntes e investimentos, informou a Unifesp. Entre os grupos, a ferramenta separou o orçamento em investimento em infraestrutura e material permanente, pessoal e encargos sociais, despesas de manutenção e funcionamento e assistência ao estudante. Os dados são do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento, do governo federal.
*O dono da rede social X, Elon Musk, fez uma postagem na madrugada desta quinta-feira (29) na qual comparou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a vilões das franquias Star Wars e Harry Potter. A publicação foi feita após Moraes ordenar que o X nomeie um novo representante legal no Brasil em até 24 horas sob pena de ter as operações suspensas. – Grok “Gere uma imagem como se Voldemort e um Lorde Sith tivessem um filho e ele se tornasse um juiz no Brasil” É estranho! – escreveu Musk, em uma postagem acompanhada de uma foto em que Moraes aparece com os olhos maquiados e dois sabres de luz. As declarações de Ortega ocorreram na última segunda-feira (26) durante a 11ª Cúpula Extraordinária da Aliança Bolivariana Para os Povos da Nossa América (Alba), fundada por Hugo Chávez. Elas vêm na esteira da expulsão do embaixador brasileiro da Nicarágua, Breno de Souza Brasil Dias da Costa, por não ter comparecido às celebrações pelo 45º aniversário da Revolução Sandinista, e a posterior resposta do Brasil, expulsando a embaixadora nicaraguense Fulvia Castro.
*Em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (28), a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sesed) esclareceu novos fatos sobre o assassinato do prefeito de João Dias, Marcelo Oliveira (União Brasil). De acordo com a pasta, entre as 12 pessoas presas pelas forças de segurança, duas são suspeitas de envolvimento na morte do político. As outras dez foram detidas por porte e posse ilegal e indevida de armas. Entre os presos, está um dos irmãos do prefeito, que não é o presidente da Câmara, Jessé Oliveira. Conforme relatou o diretor da Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE), delegado Alex Wagner, estes foram detidos para “evitar um derramamento de sangue na cidade”, que seriam motivados por vingança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário