Padre Bianor Jr.
Natal/RN, quarta-feira, 21 de agosto de 2024
São Pio X
O SENHOR é meu pastor.
Sl 23(22)
*Evangelho: Mt 20, 1-16a:*
"O Reino dos Céus é semelhante a um proprietário que saiu de manhã cedo para contratar trabalhadores para sua vinha. [...] Ao anoitecer, o senhor da vinha disse a seu capataz: 'Chama os trabalhadores e paga-lhes o salário, começando pelos últimos até os primeiros.' Vindo os que tinham sido contratados na última hora, cada um recebeu um denário. Ao chegar a vez dos primeiros, pensavam que receberiam mais, porém também receberam um denário. Ao receberem o pagamento, começaram a murmurar contra o proprietário [...] Mas ele, respondendo a um deles, disse: '[...] Não combinaste comigo um denário? Toma o que é teu e vai embora! [...]'"
*Irmãos e irmãs,*
Nas comunidades primitivas, havia um problema entre cristãos oriundos do judaísmo - os da primeira hora - e aqueles que vieram do mundo pagão - os da última hora.
A comunidade se perguntava se seria justo que os recém-chegados recebessem a mesma recompensa dos que conservavam o legado da fé judaica.
Mateus esclarece que, no Reino de Deus, não existem precedências de idade ou de tempo em que se acolheu a proposta do Reino.
Todos têm a mesma dignidade de filhos de Deus, e a salvação ou a recompensa não é merecimento humano, mas graça de Deus pelos méritos de Jesus.
A parábola nos ensina sobre os direitos iguais que todas as pessoas têm diante do convite de Deus e da recompensa que Ele promete.
A salvação será sempre graça divina.
(Cf. Paulinas, Viver a Palavra 2024)
*Proposta do dia:*
Você confiaria tarefas de evangelização a pessoas novas em sua comunidade?
*Pe. Bianor Júnior*
Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação
*Hoje na Antiga Catedral:*
16h30 - Santa Missa
Nenhum comentário:
Postar um comentário