19/07/2024

SÉRIE 'C': CLASSIFICAÇÃO - ESTATÍSTICA NÃO DESANIMA O ABC

ABC quer “dar bico” nas estatísticas

Se a vitória contra o Tombense-MG serviu para dar uma reanimada no grupo abecedista, que chegou aos 16 pontos ganhos e já enxerga o Figueirense, último colocado do G-8, com uma maior proximidade, a frieza dos números não mostra a mesma animação. Segundo o site Chance de Gol, as probabilidades tanto de classificação como as que se referem ao possível rebaixamento são baixíssimas para a equipe potiguar.

Dos quatro clubes que estão colocados logo abaixo do Figueirense – Ypiranga, Remo, Náutico e ABC -, todos com o mesmo número de pontos ganhos, no campo das probabilidades, os potiguares são os que apresentam a menor chance de classificação. Na visão dos matemáticos, hoje, o Alvinegro possui apenas 5,4% de chance de terminar a primeira fase dentro do grupo dos classificados.

O cenário pessimista ocorre mesmo com a equipe tendo a vantagem de realizar quatro dos seis jogos que ainda restam em Natal. O problema do descrédito em relação aos potiguares é o baixo aproveitamento da equipe, justamente, nos confrontos realizados no Frasqueirão, que, há dois anos, era apontado como um verdadeiro caldeirão.

Até bater a equipe mineira, na última segunda-feira, os natalenses tinham o terceiro pior aproveitamento na condição de mandante; com a vitória sobre o Tombense, eles escalaram algumas posições, bateram na casa dos 43% de aproveitamento, mas os números ainda não são os ideais, levando em consideração o histórico da agremiação na disputa.

Para bater a casa dos 12 pontos necessários, visando a meta dos 28 pontos ao fim da primeira fase, o ABC precisa apenas das vitórias nas partidas que ainda irá realizar em casa. A pontuação conquistada fora, daqui por diante, será uma espécie de prêmio, que deverá fazer muita diferença no momento de definir os classificados.

A questão é que dificilmente uma equipe consegue a vaga para a segunda fase da Série C sem ultrapassar a marca dos 50% de aproveitamento como mandante. No caso do Vitória, em 2022, que entrou no G-8 apenas na última rodada, a equipe baiana obteve um aproveitamento de 53% em casa e 48% fora. O Aparecidense, que fechou o G-8 dessa mesma temporada, bateu os 55% de aproveitamento tanto na condição de mandante quanto na de visitante.

Se os números referentes à classificação podem revirar o estômago dos abecedistas, já em relação ao risco de rebaixamento, a equipe natalense pode respirar um pouco mais aliviada. Segundo os matemáticos do site Chance de Gol, com a atual campanha, a equipe tem apenas 7,5% de probabilidade de cair para a Série D na próxima temporada. Os números apontam que o clube que bater os 20 pontos tem até 80% de garantia de se manter na disputa em 2025.

TN

Nenhum comentário: