08/07/2024

RESUMO DE NOTÍCIAS


*Um confronto entre traficantes rivais que disputam territórios nos Complexos do Chapadão e da Pedreira, ambos na Zona Norte do Rio de Janeiro, resultou na morte de três pessoas. Entre as vítimas estão um soldado do Exército e um sargento da Polícia Militar. A terceira pessoa ainda não foi identificada. Os tiroteios começaram na noite do último sábado (6) e se estenderam até o fim da madrugada deste domingo (7). O sargento Mauro Batista dos Santos, de 43 anos, foi acionado junto a outros colegas da corporação para intervir no confronto dos traficantes. Ele foi atingido por criminosos ao entrar na Estrada João Paulo, sendo levado ao Hospital Carlos Chagas. O agente não resistiu aos ferimentos. Já o soldado do exército Erick Aguiar de Souza, de 23 anos, foi alvejado quando voltava para casa, em Costa Barros, comunidade do Complexo do Chapadão, de acordo com o Comando Militar do Leste (CML). A polícia está investigando o contexto da morte. Erick Aguiar estava prestes a concluir o Curso de Formação de Cabos (CFC) do Exército. O sargento Mauro, lotado no 41° BPM (Irajá), servia na Polícia Militar desde 2002. Ele deixa esposa e uma enteada.


*Durante seu discurso no CPAC Brasil neste domingo (7), o deputado e Pastor Marco Feliciano (PL-SP) disse que a esquerda é um “demônio” e que o socialismo é um “câncer”. O político trouxe uma mensagem para os participantes do evento que aconteceu em Balneário Camboriú (SC), com encorajamento para atuarem a favor da nação. – A esquerda é um demônio, o socialismo é um câncer. Tudo que eles tocam apodrece – afirmou. Feliciano também citou algumas situações vividas pelos parlamentares em Brasília, como precisar conviver com um pastor que defende o aborto e com mulheres que “não são mais mulheres de fato”, porque no enfrentamento político e debate das ideias, elas se vitimizam.


*O arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso, recebeu a imposição do pálio arquiepiscopal em uma celebração na noite deste domingo (7) na Catedral Metropolitana de Natal. A imposição foi feita pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro. Dom João Santos Cardoso recebeu no dia 29 de junho o pálio arquiepiscopal abençoado das mãos do Papa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O pálio, segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é uma vestimenta litúrgica que é colocada sobre os ombros dos arcebispos. A palavra deriva do latim pallium – manto de lã – e simboliza a missão pastoral dos bispos. Na ocasião, o Papa Francisco abençoou e entregou os pálios a 42 arcebispos nomeados nos últimos 12 meses, sendo cinco deles brasileiros. Dom João Santos Cardoso tomou posse como arcebispo de Natal em outubro de 2023. A imposição do pálio é a etapa seguinte do rito, quando ele é finalmente colocado sobre os ombros do arcebispo após a benção e entrega feita pelo Papa. A celebração foi acompanhada por uma catedral lotada de fiéis.


*A GloboNews está enfrentando uma crise severa de audiência, que só vem se agravando. Desta vez, o canal registrou “índices traços”, termo técnico utilizado para designar números muito baixos e que podem, inclusive, se aproximar a zero. De acordo com informações do Painel Nacional de Televisão, do Kantar Ibope, publicado pelo Teleguiado, a audiência da GloboNews derreteu 38% em apenas um mês. De acordo com a métrica que afere os índices de audiência, cada 1 ponto de ibope representa aproximadamente 268 mil aparelhos de TV. Isso significa que a GloboNews alcançou meta diária de modestos 21.447 domicílios no mês de junho. A emissora adotou um estilo jornalístico com forte inclinação progressista, se tornando objeto de crítica de muitos assinantes. A militância política ficou tão evidente na linha editorial do canal que comprometeu a credibilidade, provocando o desinteresse dos telespectadores.


*Durante discurso na abertura da cúpula do Mercosul em Assunção, no Paraguai, nesta segunda-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou as vitórias dos partidos de esquerda nas eleições legislativas na França e no Reino Unido. – Encerro com o registro da vitória das forças progressistas nas recentes eleições no Reino Unido e na França. Ambas são fundamentais para a defesa da democracia e da justiça social contra as ameaças do extremismo – disse o petista. No dia 4 de maio, o Partido Trabalhista, liderado por Keir Starmer, venceu as eleições gerais. A sigla de centro-esquerda elegeu 412 parlamentares, contra 121 do Partido Conservador. Já as eleições da França foram finalizadas neste domingo (7), dando vitória para a coalizão de esquerda Nova Frente Popular que conquistou 182 assentos no parlamento. A aliança centrista de Emmanuel Macron, o Ensemble, conseguiu 168 assentos e o Reunião Nacional, de direita, conquistou 143.


*A defesa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres pediu à Corregedoria-Geral da Polícia Federal que reconheça a suspeição do delegado Clyton Eustáquio Xavier, responsável pela condução de duas apurações contra seu cliente. Em um dos procedimentos, o delegado atribui a Torres responsabilidade pelos atos do 8 de janeiro. O delegado indiciou Torres no último dia 26. A reportagem do Estadão pediu manifestação da Polícia Federal (PF). O espaço está aberto. Os advogados de Torres alegam “indício de parcialidade” no relatório de indiciamento do ex-ministro. Segundo eles, o ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal “devia e podia agir para evitar o resultado” dos atos. A Corregedoria imputa “omissão” a Torres. A defesa – sob responsabilidade dos advogados Eumar Novacki, Marcus Rafael Santos, Mariana Kneip Macedo, Alessandra Fernandes de Almeida Telles – afirma que o relator do caso na Corregedoria da PF somente “priorizou as provas desfavoráveis ao ex-ministro, dispensando os elementos favoráveis ao delegado”.

Nenhum comentário: