*A Justiça do estado de São Paulo determinou a extinção de uma ação apresentada pela Defensoria Pública paulista e pelo Ministério Público do Estado contra as escolas-cívico militares, inciativa proposta e aprovada pela gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Segundo o MP e a Defensoria, a resolução da Secretaria de Educação sobre o programa descumpria a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Plano Nacional e o Estadual de Educação. A ação tinha como objetivo anular a resolução e também pedia que fossem proibidos novos atos do governo que tivessem a finalidade de transformar escolas em modelos cívico-militares. Em sua decisão, o juiz Marcio Ferraz Nunes da 16ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo considerou que o motivo da ação foi, na realidade, questionar a lei que criou esse formato de escola, o que julgou ser uma distorção do sistema legal vigente. Segundo Nunes, ele não possui competência para “extirpar” do ordenamento jurídico um estatuto e os autores não possuem legitimidade para propor ação com esse escopo. Sendo assim, concluiu que o processo teria que ser extinto.
*No Rio Grande do Norte, apenas 37% das crianças das redes públicas alcançaram o nível de alfabetização definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o 2º ano do ensino fundamental. O resultado significa que o estado ficou abaixo da média nacional que é 56%. Foram avaliados 79% dos alunos das redes públicas. Os dados indicam que, dos 167 municípios potiguares, apenas sete alcançaram percentual superior a 60% de alunos alfabetizados. Desses, somente Severiano Melo registrou percentual acima de 70% de alfabetização. Os números foram apresentados pelo ministro da Educação, Camilo Santana, no 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a meta de crianças alfabetizadas nas redes públicas no Estado para este ano é 44%. Os anos seguintes exporadicamente deve continuar crescendo, chegando em 2030 a 80%. Até lá, os objetivos são os seguintes: 2025 (51%); 2026 (57%); 2027 (64%); 2028 (70%); e 2029 (75%).
*O ex-presidente Jair Bolsonaro, mais uma vez, não poupou críticas ao atual presidente do Brasil, Lula. Em publicação na sua rede social X, antigo Twitter, Bolsonaro disse que Lula nasceu para mentir, desviar e enganar. As críticas vieram acompanhadas de um registro da matéria do jornal O Globo, cujo título é “Na corrida pela popularidade, Lula inaugura obras inacabadas, sem verbas federais ou bancadas pela gestão Bolsonaro”. O post foi publicado nessa terça-feira (23). Nesta quarta-feira (24), os comentários na rede social contra Lula continuaram. Desta vez, Jair disse que a esquerda nunca escondeu em insistir no fim da propriedade privada, seja no campo ou na cidade. “Há poucos dias, o líder do MST foi ao Papa, literalmente demonizar a propriedade privada, assim como agem o Movimento Sem Teto, outro braço do PT, na figura do PSOL”, relembrou. Em sequência, ele afirma que atualmente estão propondo que o estado fique frente a herança do trabalho suado da família. “Sempre se camuflam e serpenteiam para conseguir seus objetivos. Comparam com os EUA de forma dissimulada e calculada como se o estado lá fosse como o de cá. Então no fim, avançam mais um passo em nome de seu plano de dominação. Os métodos estão escancarados e sendo mascarados com a ajuda da rede globo e seu verdadeiro gabinete do ódio, pagos com bilhões de reais dos contribuintes”, expressa. Bolsonaro finaliza alertando que o assunto deixou de ser uma briga entre direita e esquerda e está afetando a todos.
*O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quarta-feira (24), em entrevista à GloboNews, que é crescente a preocupação com a infiltração de organizações criminosas como o PCC (Primeiro Comando da Capital) em atividades econômicas legais. – Isso é o que mais nos preocupa – disse o governador, destacando o impacto das operações de lavagem de dinheiro realizadas pelo grupo. Segundo ele, as operações ilícitas afetam negativamente o ecossistema econômico legítimo, prejudicando a competitividade das empresas que atuam dentro das regras. Reportagem do Estadão mostrou como o PCC atua no Tatuapé, na zona leste da capital, e utiliza métodos similares aos usados pela máfia italiana, ostentando carros de luxo, imóveis, bitcoin, fintechs e distribuição de combustível para lavar dinheiro. O bairro também é marcado por acertos de conta sangrentos. Tarcísio enfatizou que, uma vez que o crime se desenvolve, o governo também precisa aprimorar suas estratégias. – Na medida em que o crime vai se sofisticando, a gente tem que sofisticar também o nosso aparato para combatê-lo – disse o governador.
*A mulher de Silvio Santos, Íris Abravanel, explicou durante o evento de apresentação de sua nova telenovela, A Caverna Encantada, o estado de saúde do apresentador após uma internação por H1N1, na última quarta-feira (17). Silvio deixou o hospital no último sábado (20). Íris falou sobre a volta de Silvio para casa e disse que o apresentador está bem. – Ele está ótimo Ele está em casa. Não era para passar dia nenhum [no hospital]. Ele só teve uma febre e foi levado. A gente não sabia o que era, e depois dos exames soube que era influenza. Graças a Deus [ele está bem] – disse a autora ao Splash. Sobre a ausência do apresentador enquanto internado, ela ainda completou que sua expectativa é poder passar por muitos momentos com ele. – Vamos poder viver e comemorar muita coisa. Eu não penso nisso [na vida sem Silvio Santos]. Eu espero que as pessoas não pensem, porque ele está cheio de vida ainda – declarou. A autora de A Caverna Encantada também agradeceu aos jornalistas presentes no evento de apresentação do folhetim. – Obrigada a todos que torceram, se preocuparam com a gente. Muito obrigada. Eu estou muito grata a vocês. Obrigada pelo carinho que vocês têm pelo meu marido, que ele merece – completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário