*O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu 41 atletas olímpicos e paralímpicos durante agenda realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta quinta-feira (11). No evento, o chefe do Executivo afirmou que “nunca se provou que houve corrupção nos estádios brasileiros” durante a realização da Copa do Mundo e da Olimpíada, no Brasil, em 2014 e 2016, respectivamente. “Nós trouxemos no mesmo ano as Olimpíadas e a Copa do Mundo. Os dois aconteceram num momento não muito bom da política brasileira. Os dois aconteceram em momentos muito ruim da política brasileira. O ódio estava tomando conta da sociedade brasileira, aquela raiva, aquela coisa. Eu lembro da quantidade de denúncia de corrupção na Copa do Mundo. Eu lembro da quantidade de denúncia de corrupção sem ninguém nunca provar. Nunca se provou que houve corrupção nos estádios brasileiros. Nunca se provou que houve corrupção em qualquer esporte olímpico no Brasil”, afirmou Lula.
*Anunciado há cerca de um ano com apoio do governo Lula e do governo Fátima no RN, o acordo de parceria para produção de peças de vestuário entre a chinesa Shein e a Coteminas, na sua unidade operacional do Rio Grande do Norte, nunca saiu do papel como planejado. As fabricantes têxteis locais, que seria as primeiras parceiras do projeto, afirmam que as conversas não evoluíram a partir de setembro e outubro do ano passado, segundo reportagem do Valor Econômico. Companhias ouvidas pela reportagem afirmam que houve mudanças no contrato pela Shein após o anúncio do plano, em Brasília. Tais mudanças, prossegue a matéria, inviabilizariam a venda de produtos. Também contribuiu para o cenário a piora da crise financeira na Coteminas, atualmente em recuperação judicial.
*Um esquema criminoso que superfaturou R$ 3 milhões em licitação para serviço de transporte escolar no interior de Bahia é alvo da Operação Santa Rota, deflagrada nesta quinta-feira (11) pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU), em sete cidades baianas. O objetivo é cumprir 12 mandados judiciais de busca e apreensão de indícios de provas dos crimes, por ordem do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). O gabinete do prefeito Arismário Barbosa Júnior (Avante) foi um dos alvos dos mandados judiciais. As irregularidades foram identificadas na contratação de empresa que firmou contrato de valor de R$ 8,1 milhões, com maior preço do pregão eletrônico, após inabilitação de outras nove concorrentes. Os serviços de transporte escolar seriam para executar 89 rotas em Santaluz, mas empresa não possuía sequer um único funcionário registrado em seus quadros e tinha apenas cinco veículos em sua frota. “Foi constatado, também, que algumas das empresas inabilitadas no certame receberam pagamento do grupo empresarial vencedor logo após serem excluídas da licitação”, detalhou a PF.
*Alexandre Silveira (Minas e Energia) terá que explicar os 17 encontros fora da agenda com executivos da Âmbar Energia, dos irmãos Joesley e Wesley Batista. Na sequência, o presidente Lula (PT) assinou medida provisória transferindo para a conta de luz dos brasileiros uma dívida bilionária da Amazonas Energia dois dias antes de a dupla fechar a compra da empresa. “Esse governo continua com as mesmas práticas”, diz Marcos Pollon (PL-MS), referindo-se à história de corrupção petista. As reuniões fora da agenda ligaram o alerta no Congresso, por isso o deputado Marcos Pollon requereu a convocação do ministro para depor. Pollon também quer a convocação de Rui Costa (Casa Civil). Vê possível favorecimento aos irmãos Batista com a edição da medida provisória.
*O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, buscou Michel Temer para que o ex-presidente fizesse a ponte de acesso ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Valdemar quer que o ministro libere diálogo com Jair Bolsonaro. Moraes proibiu que o dirigente mantenha qualquer tipo de contato com Bolsonaro. Os dois estão sem se falar desde fevereiro, quando Valdemar foi preso pela Polícia Federal. Michel Temer foi o responsável pela indicação de Moraes ao STF e mantém boa interlocução com o ministro. Valdemar quer reverter a proibição para evitar prejuízos eleitorais nas eleições deste ano.
*O Rio Grande do Norte estará representado na final da Copa América. O natalense Pablo Ramon Gonçalves será um dos auxiliares do VAR na decisão entre Argentina e Colômbia, no próximo domingo (14), nos Estados Unidos, às 21h (horário de Brasília). Com o Brasil eliminado da competição, a Conmebol divulgou a arbitragem com equipe principal formada por brasileiros. A final será apitada pelo árbitro Raphael Claus, que estará acompanhado dos assistentes Bruno Pires e Rodrigo Correa. Na cabine do VAR, o principal árbitro assistente de vídeo será Rodolpho Toski, assistido por outros três do quadro da Comissão da CBF: Danilo Manis, Daniel Nobre e Pablo Ramon. A equipe de arbitragem definida para a partida entre Argentina e Colômbia conta também com os paraguaios Juan Benitez e Eduardo Cardozo, que serão o quarto e o quinto árbitros, respectivamente. Pablo Ramon - Natural de Natal, Pablo Ramon é árbitro da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol do RN (CEAF-RN) desde 2008 e da CBF desde 2011. O profissional conquistou o escudo FIFA em 2022 e atuou como árbitro assistente de vídeo em jogos importantes pelo mundo. Em 2023, Pablo esteve presente como AVAR em jogos das eliminatórias da Copa do Mundo, jogos da Copa Sul-Americana, da Libertadores da América e do Campeonato dos Emirados Árabes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário